Marketing Digital

O Poder do Network!

30 Jun , 2011  

Segundo Castells (Manuel Castells em Informationalism, networks, and the network society) uma rede é um conjunto de pessoas interligadas entre si e sem centro, em que é determinante o conjunto de informação que os indivíduos interligados passam de forma eficiente.

As redes são criadas pelos seus próprios valores, projectos, interesses e crenças. Dessa forma o poder da sua rede é crucial para o poder da sua rede de amigos.

Metcalfe (RobertMetcalfe, co-inventor da Ethernet e fundador da 3Com) afirma que uma rede deve ter comunicação entre os diversos membros, e que o valor da mesma é nos dados pelo números de utilizadores. Ou seja, cada utilizador pode comunicar com um utilizador. Ao aplicar-se esta lei aos dias de hoje, pode constatar-se que a internet é proporcional à sua expansão, não antevendo que a participação do indivíduo dê probabilidades da mesma se expandir rapidamente.

A lei Reed (David Reed, cientista do MIT) sugere que o da valor da rede cresce muito quando existe criação de grupos e consequente comunicação entre eles. Esta lei é que melhor se aplica, hoje em dia, porque é a única que transmite o valor dos grupos em detrimento do somatório dos indivíduos de forma isolada.

Dunbar em 1993 (Lon Safko e David K. Brake em The Social Media Bible) efectuou um estudo sobre as redes sociais e a interacção humana, concluiu que o limite cognitivo de cada ser humano para manter uma rede social estável seria cerca de cento e cinquenta elementos. Isto resulta da limitação humana em conseguir manter um relacionamento e uma comunicação activa com um número superior de pessoas fruto da limitação do Cortex. No entanto, esta situação tende a evoluir também pela evolução das redes sociais.

Todos estes autores relevam o valor das redes, mas apenas Reed releva o potencial da existência de grupo e diversos sub-grupos para potenciar o seu próprio valor.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *