Marketing Digital,Social Media

Social Media Optimization deve ser parte de uma estratégia global de Search Engine Optimization!

9 Jul , 2011  

20110709-180650.jpg

A Ampliação das visualizações e do sucesso das vendas = SEO+SMO
A web social é uma oportunidade como novo canal de distribuição das empresas.
Se pensa criar um novo negócio, não deve descorar o marketing, a estratégia de vendas ou da distribuição e a web social é um óptimo meio que pode criar uma marca, criar visibilidade e construir a procura desejada do seu plano de negócios.
As redes sociais devem ser vistas como um óptimo canal e um meio para atingir a promoção desejada.
Deve deixar que a informacão da sua marca, do seu produto ou serviço, chegue ao mercado através de uma forma socializada de marketing digital que ajude a tornar o conteúdo livre e próximo da percepção dos utilizadores que pesquisam.

Estes termos podem soar a uma coisa desconhecida, mais um estrangeirismo teórico! Mas o termo SEO, faz parte daquilo que nós fazemos todos os dias na Web, quando usamos os motores de busca, como o google e outros, para encontrar conteúdos relevantes aos nossos interesses, sejam eles de trabalho ou lazer. É importante que ao pesquisar um produto ou uma marca ela apareça e se dê a conhecer! 

No entanto, os aspectos técnicos envolvidos com o SEO não são os mesmos utilizados para aumentar a visibilidade em redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter, Myspace e linkedin.
É nas redes sociais como estas, que as pessoas estão cada vez mais a passar o seu tempo e a comunicar entre si, sobre viagens, marcas, política, mercado, sobre a sua marca e é também aqui que andam a encontrar conteúdos relevantes e interessante e a compartilhá-lo com as suas conexões.
Assim, além do SEO, devemos de implementar e gerir com eficácia o Social Media Optimization (SMO) sobre o nosso produto a nossa marca com conteúdos relevantes ao negócio com o objectivo de aumentar a visibilidade neste novo ambiente que existe ao serviço da Comunicação Empresarial e do Marketing.

Os Social Media estão a tornar-se um núcleo de pesquisa de produtos do canal Web.

Esta mudança importante no comportamento dos utilizadores representa uma oportunidade para conectar a sua marca, o seu valor e o conhecimento, para aqueles que podem beneficiar dele.

O SMO é definido pela distribuição de informações sociais e a sua capacidade de atingir o topo de qualquer consulta de pesquisa relacionada com um tema, onde e quando seja realizada.

Como tal, o objectivo do SMO é aumentar a visibilidade dos produtos, serviços, ou marcas sociais, como um meio para conectar-se com utilizadores de forma pro-activa.

O SEO ajuda a aumentar a visibilidade de conteúdos no Google e Yahoo, por exemplo, enquanto o SMO ajuda a construir as pontes entre os conteúdos sociais e os indivíduos que realizam buscas para encontrar conteúdos relevante e interagirem com eles.

Os conteúdos sociais também são os catalisadores para conversas e ocorrências (online e na vida real, o offline) e elas afectam o comportamento dentro das suas respectivas comunidades.
Por exemplo, já fez a pergunta a si próprio como o YouTube recomenda vídeos relacionados, ou mesmo como o conteúdo dentro de redes sociais está ligado às palavras-chave que você usa na busca? Os Resultados da pesquisa em social media são definidos pelos elementos ou tags associados a cada objecto social (metadata). são os dados que definem outros dados.

Se pensa ter o seu negócio na web e precisa de clientes, não se esqueça dos termos SEO e SMO. Devem fazer parte da sua estratégia de comunicação.

20110709-180723.jpg

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


One Response

  1. […] chamar SEO, Search Engine Optimization ou optimização nos motores de busca e mais recentemente o SMO, Social Media Optimization. Estas duas disciplinas tardam a fazer parte dos cursos de Marketing em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *