Tecnologia

Os Smartphones De Amanhã!

19 Nov , 2011  

De meros aparelhos que mal faziam ligações a verdadeiros assistentes pessoais, os telemóveis percorreram um longo caminho.

 

Mas, a verdade é que ambos evoluíram, e bastante. Atualmente, as vendas destes aparelhos já superam as dos desktops (computadores fixos) assim como já representam o maior número de acessos à web. Uma coisa é certa: navegamos mais através dos nossos smartphones do que dos nossos notebooks.

No entanto, apesar desta rápida evolução, vários analistas e especialistas do ramo dizem que ainda há muito a evoluir e ainda vamos ter muitas surpresas. Neste artigo vou salientar as fortes tendências que poderemos encontrar nos smartphones do futuro. Aliás, algumas delas já se encontram em modelos lançados este ano.

1. Smartphone como reprodutor de vídeos em alta definição através de WiFi

Os aparelhos mais sofisticados já gravam em 720p e 1080p, assim como já possuem WiFi incorporado. Assim como os primeiros modelos DualCore já se prevêem no mercado. Portanto, está montado o cenário: o smartphone como central multimídia, exibindo os episódios da sua série favorita ou o filme de que tanto estava à espera. Tecnologias como a DLNA (Digital Living Network Alliance) e a WiDi (Wireless Display, da Intel) tornarão ainda mais intuitiva esta conexão, que passará a ser praticamente automática.

2. Sistemas de pagamento sem cartão (através do seu smartphone)

Outra das funções mais esperadas nos smartphones é o uso do mesmo como carteira eletrónica. Daqui a alguns anos vai ser comum aproximar o seu smartphone da caixa do supermercado, cinema ou farmácia para realizar o pagamento, de forma fácil, rápida e segura. O nome da tecnologia utilizada para esse efeito é NFC (Near Field Communication).

3. Smartphone para jogar

De jogos simples a títulos de sucesso, foi um pulo. Depois do lançamento do Xperia Play não se fala em outra coisa. Agora, os jogos da PlayStation chegaram aos smartphones! Este smartphone desenhado com o propósito de servir de consola portátil reinventou a jogabilidade nos telemóveis adicionando os tradicionais botões do comando da consola. E mais! O Xperia Play prometeu ainda títulos famosos disponíveis para download no Android Market, entre eles, Splinter Cell, Guitar Hero, The Sims 3 e FIFA 10. Prevê-se que no futuro todos os smartphones sejam capazes de ter desempenhos simplesmente incríveis e assegurem assim uma qualidade gráfica espetacular.

4. Smartphone que se transforma em desktop

Lembra-se de no inicío do artigo ter mencionado que os primeiros smartphone com processadores Dual Core estão prestes a chegar ao mercado? Esta velocidade cada vez maior no processamento, garante uma perfomance capaz de realizar tarefas cada vez mais próximas às de um desktop comum. Por isso, alguns fabricantes já estão a desenvolver um novo conceito, o “Webtop”. E em que consiste um “Webtop”? Simples: através de docks nos quais o smartphone é encaixado recebendo assim um teclado extra. Assim, vai poder navegar, ler e-mails, editar documentos, entre outras funcionalidades com mais facilidade.

5. Telas maiores

Já são vários os estudos que mostram que smartphones com telas maiores estão a destacar-se cada vez mais no mercado. Um desses estudos, conduzido pelo NPD Group, sugere que vários aparelhos com telas de 4 a 4,5 polegadas estão a destacar-se mais no mercado do que os que possuem especificações inferiores neste requesito. As três explicações mais plausíveis para explicar esta tendência são: navegação, vídeo e jogos. São muitos os que estão a adquirir smartphones como uma forma móvel de acesso a entretenimento, estes utilizadores procuram que estes conteúdos sejam exibidos com maior clareza.

6. E porque não uma tela dupla?

Alguns engenheiros têm dedicado várias horas a tentar expandir a experiência de utilização dos smartphones adicionando uma segunda tela complementar, que terá um funcionamento semelhante ao da consola Nintendo DSi. Esta tecnologia trará grandes vantagens aos utilizadores. Alguns exemplos dessas vantagens são: enquanto você escreve um email, a tela de baixo transforma-se num teclado virtual; ou ainda, ao assistir a um vídeo no Youtube a segunda tela assume a função de “vídeos relacionados” e por aí fora.

 

E você? Qual é sua opinião em relação ao futuro dos smartphones?

Estudante de Engenharia Informática, co-fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, auto-didata em tecnologia da inovação, social media e gestão das tecnologias da informação. Fundador da uBlippy, rede social familiar, 4.º lugar da VLAbs 2014.

, , , ,


3 Responses

  1. […] vezes chegam notícias de pirataria informática, redes de pedofilia, organização de redes terroristas. Tudo está na WEB e nas redes […]

  2. […] Depois existe ainda as funções de partilha, podendo partilhar as fotos nas principais redes sociais e imprimi-las diretamente do seu smartphone. […]

  3. […] Os consumidores que optarem pela velocidade da vida, vão optar pela espontaneidade e gratificação do mercado móvel. […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *