Marketing Digital

Webmarketing: Importante Para Quem Está Online

15 Abr , 2012  

Há uma grande variedade de termos para descrever o webmarketing. Vou tentar neste artigo definir o webmarketing, revelar a sua importância, identificar a segmentação, o posicionamento, as keywords e a resposta às expectativas dos consumidores. O marketing para o século XXI!

O Webmarketing pode definir-se como a aplicação de técnicas da web e de tecnologias digitais relacionadas com tecnologias tradicionais, que são utilizadas para atingir os objetivos de marketing.

Cada vez mais a internet assume-se como uma poderosa ferramenta para conhecer e pesquisar o mercado, para se fazer benchmarking das menores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. Este processo é visto como positivo e pró-ativo. Define-se por um meio pelo qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.

A internet é também um meio para se desenvolver estratégias de marketing, como a segmentação do alvo mais rentável e a definição do posicionamento da marca.

No Webmarketing, a estratégia mais importante, é sem dúvida as Keywords relacionadas com o seu negócio. As Keywords ou palavras-chave são as palavras escolhidas que definem a nossa marca e produto e servem para relevar o nosso site ao nível dos motores de busca.

A importância do Webmarketing nas empresas é relativa e depende muito da natureza dos seus produtos, serviços e do comportamento dos seus clientes. Para empresas em que os produtos não são apropriados para vender online, a internet não se torna importante. Mas, para uma companhia aérea low cost, a internet torna-se demasiado importante para viver sem uma excelente estratégia de Webmarketing.

Outro favor importante é o poder que a web tem na decisão de compra. Um estudo efetuado pela BrandNewWorld, revela que 69% das compras de carros foram decididas com base nas pesquisas realizadas na Internet, apesar de a transação ser diretamente no stand.

No webmarketing, espera-se que seja o cliente potencial a iniciar o contacto com a organização.

Nas estratégias de Webmarketing há quatro regras de ouro que se deve ter em conta: identificar a segmentação, o posicionamento e as keywords e a resposta às expectativas dos consumidores.

A estratégia de webmarketing não se pode dissociar duma boa segmentação de mercado. É definitivamente um absurdo uma empresa conseguir vender a todos os segmentos de pessoas. Todos os produtos têm o seu público alvo. A Dodot não tenta vender fraldas a casais que não tenham filhos.

A solução passa por dividir o mercado em vários níveis de potencial, como características demográficas (sexo, idade, agregado familiar) e característica psicográficas (estilo de vida, personalidade e valores). Nestas características são visíveis pessoas mais sensíveis, com sensibilidade mediana e menos sensíveis à oferta.

A estratégia eficaz de uma boa segmentação é dar o máximo pelo grupo de pessoas mais sensíveis e torná-lo o seu público-alvo.

Lembre-se que o tempo é um fator crítico de sucesso, os clientes precisam de comprar rapidamente e os prazos de entrega são essenciais e determinantes na valorização da marca como prestadora de serviço.

O posicionamento é um exercício de comunicação. É a forma como queremos que o nosso target nos percecione.

Pode definir-se posicionamento como uma escolha estratégica que procura dar uma posição credível, diferente e atrativa a uma oferta (produto marca ou insígnia) no seio de um mercado e na mente dos clientes.

Esta definição sublinha três aspetos de um posicionamento: é uma política e não um resultado, é uma decisão estratégica e tem uma finalidade de perceção.

Pode também definir-se posicionamento partindo de um conceito próximo, mas não exatamente idêntico, ao da imagem. A imagem de um produto, junto de um determinado mercado, é o conjunto das características objetivas ou simbólicas que lhe são atribuídas por esse mercado. Por outras palavras, é o conjunto de conhecimentos, crenças e evocações que está associado a um produto por um determinado público.

Devemos responder a três questões importantes: Em que setor está a empresa, marca, produto ou serviço?; que benefícios proporciona?; e qual o motivo que leva a nossa empresa a ser melhor que a concorrência?

O triângulo do posicionamento é um instrumento muito útil para sintetizar e validar um posicionamento, que permite obter respostas objectivas a três questões:

  • Responde às expectativas do público-alvo?
  • É coerente com as suas vantagens reais?
  • Permite-nos diferenciar dos concorrentes?

Um Site deve ser encontrável e as keywords, ou as palavras-chave, da sua empresa, marca, produtos ou serviço são cruciais para o sucesso da estratégia de webmarketing. Ainda há empresários que após a entrada de um site online pensam que acabou a estratégia online e, muitas das vezes, vemos promoções de Natal em pleno mês de Agosto. Um site é como uma horta, o conteúdo deve ser renovado e atualizado: nunca está verdadeiramente acabado. Um site esquecido, é como uma loja fec

hada.  Um site esquecido não vende, não interage com os clientes. É uma empresa abandonada. Os clientes sentem isto!

 

 

Para um site não ficar esquecido, desenvolveu-se uma técnica a que se resolveu chamar SEO, Search Engine Optimization ou optimização nos motores de busca e mais recentemente o SMO, Social Media Optimization. Estas duas disciplinas tardam a fazer parte dos cursos de Marketing em Portugal.

As keywords são a motivação que implementamos nas páginas!

Para terminar, evidencio o estudo das expetativas dos consumidores. Os estudos de segmentos de mercado permitem identificar e estudar as diferentes expetativas dos públicos do mercado. O estudo qualitativo pode fazer emergir temas que podem ser validados no estudo quantitativo. As expectativas são sempre construções das pessoas e estas podem ser modificadas pelas ações de marketing.

Como as expectativas se referem a futuro pode-se estudar o nascimento e a manutenção de conexões entre elas e os produtos e serviços. Veja a evolução dos SPA’s, eles evoluíram de lugares receitados pelos médicos para lugares de relaxamento. Os marketeers perceberam que as expectativas dos clientes estavam para além dos tratamentos de saúde e que estes substituíam as fugas ao stress através das viagens.

A sua estratégia online terá sucesso se pensar nestes quatros factores críticos de sucesso do webmarketing, o seu sucesso depende da forma como comunica, o seu rendimento depende da sua estratégia online.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , ,


2 Responses

  1. Rosie diz:

    I got this site from my friend who shared with me concerning this site and at the moment this
    time I am visiting this site and reading very informative posts at this
    place.

  2. Arleth diz:

    Very good information.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *