Marketing

Marketing: Tudo Mudou Com a Web

16 Jun , 2012  

Muito se falava em campanhas bellow the line e above the line. Com a proliferação da Web 2.0 estes conceitos deixaram de estar na ribalta.

A campanha bellow the line tinha a ver com tudo o que era caracterizado pela assessoria de imprensa, internet, marketing direto, promoções e outros meios que não trabalhavam para as grandes massas. A above the line, carateriza-se pela campanha em televisão, revistas, rádio, jornais e etc… Alta abrangência com baixo contacto. O bellow the line dava-nos uma pequena abrangência e um contacto qualificado.

Hoje em dia, já não temos esta capacidade de ter esta divisão. Com o marketing digital tudo mudou. A publicidade de massa, acessível a poucos, é vista com mais uma opção e não mais como a única opção ou a principal opção. Hoje devemos todos pensar na integração.

As campanhas começam a iniciar-se pelo ambiente interativo. O que acontece agora é o consumidor sentir-se cercado por todo o lado. Já não há separação dos conceitos, como antigamente. O marketing é hoje muito mais circular do que estático, unilateral e linear como antes. A comunicação de uma marca deve fazer-se pela integração.

O consumidor mudou com as tecnologias e as tecnologias mudaram com os consumidores. Até à bem pouco tempo, que as empresas pensavam no ciclo do produto como se começasse nas empresas. Finalmente penso que começaram a perceber que o ciclo do produto deve começar no consumidor. A velocidade da web não permite que um projeto de marketing demore tempo demais, ou sujeita-se a chegar obsoleto ao mercado.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , ,


2 Responses

  1. Chris diz:

    liked this information a lot, thank you very much for that.

  2. Artmix diz:

    Excelente post!
    A relação entre o consumidor e o produto realmente se inicia com o consumidor e, dando a ele o acesso direto ao produto por meio de mídias sociais, essa relação se torna ainda mais concreta e próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *