Marketing Digital

Os Smartphones Vão Ser Invadidos Por Publicidade

25 Jul , 2012  

Um artigo recente da Businessweek refere que as grandes empresas como a Coca-Cola, American Express, Target e Samsung tem investido fortemente na publicidade para os dispositivos móveis.
20120725-230552.jpg

A explosão de vendas de smartphone e tablets veio revolucionar os meios a utilizar na publicidade. A publicidade nos telemóveis, até há bem pouco tempo, não foi um investimento sério em Portugal, onde as agência consideravam um investimento sem retorno. No entanto, com a proliferação dos smartphones da Apple e do Sistema Andróide e das aplicações adquiridas pelos utilizadores, cria-se um nicho de mercado apetecível para as marcas e para a publicidade móvel.

São cada vez mais as pessoas que utilizam o smartphone para gerir as redes sociais, consultar as notícias do dia, jogar, aceder a aplicações necessárias e de entretenimento.
As aplicações que antes não tinham publicidade começam agora a invadir os nossos ecrãs e sem pedir licença, repletas de anúncios. Steve Jobs referia-se a isto, quando a Apple apresentou a plataforma de anúncios dentro das aplicações para o iPhone. O futuro da publicidade em plataformas móveis.

Só a Samsung, segundo a revista Businessweek, duplicou o investimento em anúncios móveis nos Estados Unidos. Reservou 10 % do seu orçamento para estas plataformas móveis.

No caso da Coca-Cola o investimento vais focar-se nos países emergentes como a Índia, onde a maior parte da população não tem nem terá computador. A Coca-Cola assume o seu investimento publicitário logo na tecnologia móvel. Na Índia o contacto com a marca será através do telemóvel ou tablet. A Coca-Cola vai investir onde estão os seus clientes.

O Facebook já pensa numa nova abordagem publicitária, conseguir colocar nos ecrãs dos smartphones a publicidade necessária para tornar rentável o investimento da redes social. A eficácia do anúncios que mostra aos utilizados é questionável. Metade dos seus utilizadores activos acedem através de plataformas móveis e a rede social até ao momento não está a ter qualquer retorno. As aplicações que estão a ser usadas já começaram a ser re-desenhadas para a inserção de anúncios.

Em Portugal esta tendência começa agora a dar os primeiro passos e com uma timidez ainda visível, num ano em que o investimento publicitário tem vindo a cair.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, ,


One Response

  1. […] a Revolucionar o Mercado e as Marcas, A importãncia dos Smartphones no Marketing e nas Marcas; Os Smartphones vão ser invadidos por publicidade e As tendências do Marketing para […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *