Social Media

As Marcas Começam a Ganhar Dinheiro nas Redes Sociais

26 Dez , 2012  

Em 2013, será finalmente o ano em que as empresas começam a ver o retorno do investimento realizado em social media. As marcas vão ser capazes de ver os resultados dos investimentos da sua estratégia de Social Media. O relatório foi publicado pela Millward Brown e confirma que as empresas no próximo ano podem começar a fazer dinheiro nas redes sociais.

O investimento das redes sociais já atingiu uma certa maturidade, tanto as empresas como os utilizadores já se familiarizaram com o meio. A partir de agora, as empresas devem focar a sua estratégia em melhorar a experiência do cliente com a marca. As empresas começam a ter um auxiliar fundamental, o CRM Social, que começa agora a proliferar no mercado.

As marcas vão ter de usar as redes sociais como um meio de se aproximar de seu público-alvo, ouvir e oferecer o que sabem que lhes interessa. As redes sociais vendem. Este conhecimento ajuda no planeamento de ações para incentivar a interação e a conversação desejada através de redes sociais, que levará à compra.

O estudo refere a eficácia do Facebook com um meio para aumentar as vendas, devido à possibilidades que as marcas têm em promover os seus produtos e atingir o seu público-alvo.

Os utilizadores começam a habituar-se a usar este novo meio como outro ponto de venda, transformando-o num canal de vendas, onde se pode interagir diretamente com a marca e receber conteúdos de interesse, como ofertas interessantes e exclusivas.

Nesta mudança, o smartphone é o ator principal. O Smartphone é o meio preferencial dos utilizadores para acederem às redes sociais e consumirem conteúdo online. As marcas vão ter de se adaptar para tentar saber como atingir seu público-alvo neste canal. Até hoje, está provado que as ações de promoção das empresas não funcionam no método convencional e tradicional, e a estratégia terá de mudar para atingir o público alvo que, cada vez mais, está nas redes sociais e utilizam o Smarphone com acesso directo à Web.

As marcas vão ter de acompanhar, de ouvir, de saber mais do cliente/utilizador, para oferecer o que o cliente precisa no momento certo.

O Smartphone tem um elevado potencial como meio de publicidade, capaz de atingir o público-alvo.

Segundo o estudo, 2013 será o ano de consolidação das redes sociais, tendo em conta que a integração entre as marcas e os utilizadores está a acontecer num cenário de total interação e colaboração.

Este momento de experiência e de envolvimento com o cliente vai acontecer quando as marcas deixarem de pensar apenas no lucro e passarem à escuta ativa.  Só assim se atinge o publico-alvo.

Será que as marcas portuguesas estão preparadas para ver o utilizador/cliente como um todo, e não como um alvo para os seus produtos e serviços, sem pensarem no verdadeiro Lifetime value?

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


One Response

  1. Paulo Carlos diz:

    Em 2013, finalmente o ano em que as empresas começam a ver o retorno do investimento realizado em social media. Talvez!…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *