Social Media

Facebook Lança Novo Sistema de Pesquisa

17 Jan , 2013  

20130117-185845.jpg

Quando falamos do Facebook, lembramo-nos dum mundo novo, mais aberto, conetado, que permite estabelecer relações com pessoas e com tudo o que nos é importante. Esta corrente cresce todos os dias com novas pessoas, novas marcas e com novas conexões. Já existem mais de mil milhões de pessoas, mais de 240 mil milhões de fotografias e mais de  2 biliões de conexões. Esta é a missão do Facebook como rede social.
Esta semana, o Facebook apresentou uma nova forma de navegar, com uma nova ferramenta de busca, mas com uma disponibilidade limitada ou em versão Beta.
O Facebook já nos possibilita fazer buscas por utilizador, para sabermos informações sobre pessoas e assim se estabelecer conexões, mas também permite pesquisar conteúdos. A nova funcionalidade do “Graph Search” é ajudar na construção de novas conexões entre os utilizadores do Facebook.

Segundo Lars Rasmussen, engenheiro chefe do Facebook, um dos diferenciais da ferramenta é que os resultados oferecidos serão totalmente personalizados, visto que considera apenas o conteúdo que é partilhado com um utilizador através dos seus amigos.

A busca social irá focar-se em quatro pilares diferentes: pessoas, fotos, lugares e interesses. Por exemplo, se quiser um restaurante ou um hotel, o resulltado da busca vai exibir todos os amigos que já estiveram em determinado local e o que foi dito sobre o assunto, no caso do exemplo, do o restaurante ou do hotel.

O novo sistema aparecerá com uma barra de pesquisa maior no cimo de cada página. Quando pesquisar algo, a pesquisa não determinará apenas o conjunto de resultados que se obtém, mas aparecerá como título na página. Vamos poder editar o título, construir a nossa própria visualização personalizada do conteúdo, que poderá ser compartilhado.

Ao contrário do motores de busca, como o do Google, que ao pesquisar-se uma palavra, proporciona um conjunto de resultados possíveis ajustados a essa palavra chave, no Facebook, com o novo sistema, vai poder-se combinar frases, como por exemplo “os meus amigos que gostaram do norte da Europa”. Neste caso o Facebook dará o conjunto de pessoas, que por lá andaram, as fotografias, os lugares e o conteúdo que foi partilhado no Facebook.

LEIA TAMBÉM: Facebook é líder das redes sociais em 127 países; 10 erros a evitar no facebook; Social Media: A relação das empresas com os clientes.

A nova função do “Graph Search” foi desenhada tendo em conta a privacidade dos utilizadores. Este motor de busca vai respeitar a privacidade. Assim os utilizadores queiram. O MEDIAS SOCIAIS vai seguir com interesse os desenvolvimentos desta funcionalidade e daremos mais novidades brevemente.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , , ,


One Response

  1. […] O Facebook está trabalhar no seu próprio motor de busca, parece inevitável que as pesquisas irão para além do Google, Bing e Yahoo. […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *