Tecnologia

WWDC 2013: iOS 7 E Muito Mais

10 Jun , 2013  

10-icone-ios-7

A Apple anunciou hoje, na WWDC, muitas novidades importantes para o futuro da empresa. Foi uma apresentação bastante interessante, que se focou principalmente no iOS 7.

Já são mais de 600 milhões de iGadgets vendidos até hoje e o crescimento é incrível: na WWDC 2012, eram 375 milhões de dispositivos vendidos, com um uso médio bem acima de dispositivos com Android. “As pessoas não usam apenas os iGadgets mais, elas amam-os”, disse atual CEO da Apple, Tim Cook.

A satisfação com os dispositivos com iOS é enorme. O sistema operativo móvel tem uma satisfação média de 97%, muito à frente dos concorrentes.

Mas falando do iOS 7, esta trata-se da maior mudança no sistema desde que o primeiro iPhone foi lançado, trazendo novos recursos e uma interface totalmente renovada.

Podemos contar com um visual completamente renovado, mais flat (liso), com novas fontes, ícones renovados, nova palete de cores e bastantes elementos translúcidos. Segundo Cook, o iOS 7 é fruto de muita colaboração entre a equipa de design de Ive com a equipa de engenharia de Federighi.

O gesto para desbloquear o ecrã é, agora, de baixo para cima. Os ícones estão mais simples e com cores vibrantes. Tudo, absolutamente tudo foi redesenhado: Mensagens, Calendário, Game Center, Relógio, Bolsa, Bússola, Tempo, Mail… É um visual completamente diferente e atrativo.

10-musica-mensagens-calendario-ios-7

Muitas animações também foram renovadas e muitos elementos receberam um toque translúcido. As pastas agora suportam múltiplas páginas.

Uma das novidades mais faladas foi o Control Center. No ecrã principal ao deslizar o dedo de baixo para cima temos atalhos como Wi-Fi, Modo Avião, brilho, etc. Esta é uma funcionalidade que muitos utilizadores pediram durante anos, finalmente a Apple deu ouvidos aos pedidos.

A bateria vais passar a funcionar de forma dinâmica e mais inteligente. As aplicações ficarão rapidamente disponíveis de acordo com o uso que o utilizador faz delas por exemplo, se usar muito a aplicação do Facebook no seu iPhone ele vai começar a guardar mais dados dessa aplicação de forma a tornar a experiência do utilizador mais rápida e eficaz.

10-fotos-camera-tempo-ios-7

O AirDrop também chegou ao iOS, facilitando a troca de arquivos. Será possível enviar imagens para amigos próximos. É possível compartilhar arquivos com múltiplas pessoas ao mesmo tempo. Durante a apresentação desta funcionalidade Federighi aproveitou para gozar com a principal rival, Samsung, dizendo que não era preciso andar a encostar smartphones para partilhar algo.

Houve ainda ajustes na app Câmara, que também foi renovada, para além de um visual renovado traz ainda vários filtros nativos.

10-iphones-ios-7

A Apple quer levar a tela do iOS aos ecrãs de certos veículos, unindo isso ao já existente recurso Eyes-Free da Siri. Evidentemente a novidade é restrita a certas fabricantes, mas a Apple já possui mais de uma dezena de parceiras.

O iOS 7 também virá com uma nova App Store. Esta mostrará apps populares com base na sua localização e também atualizará apps automaticamente.

E, confirmando rumores, o iTunes Radio também foi apresentado por Cue. A novidade está integrada na app Música e o utilizador pode criar suas próprias estações (baseadas em artistas/bandas, músicas ou gênero musical). Esta novidade apenas vai estar disponível nos Estados Unidos, numa primeira fase.

Confira o vídeo oficial do iOS 7:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=rT_OmTMwvZI”]

os-x-mavericks-logo

Outra das novidades apresentadas durante o dia de hoje na WWDC foi o novo sistema operativo da Apple para os Macs, o OS X Mavericks.

O foco é em tecnologia, com melhorias em bateria, performance e recursos avançados. Um desses recursos é o Tags, que serve para filtrar conteúdos.

O Safari também ganhou novidades, como um novo ecrã inicial e coluna lateral, a qual reúne Favoritos, Lista de Leitura e um novo recurso chamado Links Compartilhados (que traz links de Twitter e LinkedIn dos seus contatos). A nova versão do browser também vem com grandes melhorias em JavaScript, uso de processo por abas, economia de energia e otimização de uso de abas em plano de fundo.

O novo sistema operativo conta ainda com a aplicação Mapas. Durante a apresentação a Apple fez questão de falar nas melhorias significativas que esta aplicação recebeu ao longo do tempo.

E porque o sistema operativo não vem só, a Apple apresentou ainda o novo Mac Pro. O novo computador fixo conta com um design renovado e totalmente revolucionário.

WWDC-2013-Mac-Pro-025-1280x720

O site da Apple [americano] já foi atualizado, trazendo todas as novidades de hoje.

Estudante de Engenharia Informática, co-fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, auto-didata em tecnologia da inovação, social media e gestão das tecnologias da informação. Fundador da uBlippy, rede social familiar, 4.º lugar da VLAbs 2014.

, , , , , , , ,


2 Responses

  1. Álvaro Vieira diz:

    gosto da tecnologia O Flat UI é a tendência do novo design.
    Uma nova tendência (ou estilo) de um design plano. É uma abordagem minimalista onde retira todos os elementos em 3D, sombras, gradientes e efeitos. Ou seja, um design liso e limpo que remove o ruído e tudo o que é acessório… O iOS precisava deste “refrescamento”

  2. […] LEIA TAMBÉM: Evolução do iOS7; evento de apresentação do iOS7 […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *