Social Media

Saber Estar Online

15 Set , 2013  

saber estar online.jpg

Quem está em social media ou numa rede social deverá pensar “online” como se é verdadeiramente “offline”, na sua vida privada e social. Não nos podemos esquecer que o “online” é sempre uma extensão do “offline”.

Presentemente, todos temos uma presença “online”, seja ela simplesmente através do LinkedIn, de uma notícia simples publicada “online”, ou de uma forma mais elaborada, passando pelas redes sociais e incluindo o seu próprio domínio.
Desta forma, torna-se imprescindível saber estar “online”.
Para que assumamos uma continuidade entre o “online” e o “offline” proponho a
aplicação de cincos pontos que devem ser atendidos.
1. Devemos assumir a melhor versão de nós próprios quando nos expomos ao mundo, sendo que isto revela o respeito que temos pelas pessoas que nos rodeiam.
2. As interacções têm de ser interessantes e não serem medidas por unidades de posts. As interacções têm de ter paixão, têm de interagir e têm de contribuir para o desenvolvimento.
3. A maneira de estar é muito importante, especialmente saber quando algo é adequado e relevante face às circunstâncias.
4. Não devemos ser pretensiosos, racistas ou sexistas, nem julgarmos aqueles que nos rodeiam pelas suas raízes ou passado.
5. Devemos adequar a indumentária às ocasiões.

LEIA TAMBÉM: Os utilizadores das redes sociais estão mais no Mobile;  Como criar fãs; Ter um site e aproveitar o poder da Internet;e  dicas para usar o linkedin.

Isto são sinais que revelam que não basta apenas estar “online”, é preciso saber viver “online”. A internet, quer queiramos ou não, transformou-nos em seres globais a pertencer a um mercado global, onde tudo se sabe e se compra, em segundos. Os tempos em que precisávamos de viajar para comprar um gadget, já passou há muito. Este sonho pode tornar-se um pesadelo se as pessoas e as empresa descurarem premissas que são essenciais para quem está com os seus clientes e relacionamentos no “online”.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *