Marketing Digital

Reputação Online: 365 Dias Ligado ao Mundo

10 Out , 2013  

A Internet funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. Durante as 24 horas por dia, corre na rede uma quantidade enorme de informação, opiniões e comunicação. Desta nova tendência, que é uma realidade já entre nós, é possível saber o que pessoas dizem e pensam sobre as empresas, marcas, produtos ou serviços.

O conhecimento, acompanhamento, monitorização de toda a informação que afeta uma pessoa, empresa ou marca é chamado “Online Reputation Management”.

A Reputação Online é o prestígio de uma pessoa, empresa ou marca online. A reputação surge também da percepção que a maioria das pessoas que partilham informação e opiniões, têm sobre as marcas em fóruns, blogues e redes sociais.

A Gestão de Reputação Online é avaliar todas as informações relacionadas com as empresas na internet, mas os critérios mais avaliados são sempre os dados e informações que a podem prejudicar.

A Reputação Online 

Surge o Online Reputation Managemente ou a Gestão da Reputação Online. A reputação online é o reflexo do prestígio de uma pessoa, de uma marca em toda a Web, criada por si, mas também pelos outros que se encontram online, que trocam informações, participam em fóruns, blogues e nas redes sociais.

A gestão da reputação é avaliar todas as informações relacionadas com a empresa na internet. Aquilo que se monitoriza são todos os dados que alteram a reputação da empresa e a podem prejudicar.

Como sabe, a ascensão das plataformas da Web 2.0 e 3.0 elevaram as pessoas a patamares de liberdade de expressão, sem concorrência e sem limites e, esta vantagem para uns e desvantagem para outros, tem sido um grande avanço para o bem das marcas e das pessoas.

Não nos podemos esquecer que agora tudo é virtual. Desde os jogos da geração Y e Z, tudo está online e os amigos podem estar a 4.000 quilómetros de distância sem nunca os termos visto pessoalmente.

LEIA TAMBÉM: Espalhe reputação!; oito dicas para resolver uma crise online; Dicas para usar o Linkedin.

Algumas dicas para gerir a reputação online:

Antes de colocar online temas polémicos é importante pensar nas consequências. A ideia de tornar algo público compromete totalmente à questão da privacidade e fica online muito tempo. Não há corretor para apagar.

• A reputação online é determinante para a seleção de de emprego, por isso é muito importante ter um perfil um perfil profissional e um pessoal nas redes sociais e deve evidenciar essa separação;

• Gerir a privacidade do seu navegador, é mais fácil monitorizar o conteúdo;

• Recuse todas as pessoas que não conhece do Facebook; Tenha o comportamento da sua vida real;

• Não permita que o marquem em fotografias sem a sua permissão. Esta definição deve estar ativa na privacidade de qualquer rede social.  Há fotografias que podem ser comprometedoras e não fazer parte da sua lista de fotografias a divulgar.

• Já alguma vez fez uma pesquisa no Google? Experimente a pesquisar o seu nome e repare no que aparece. Senão aparecer nada, fique descansado.

• Se aparecer algo negativo, pode entrar em contacto com o autor e tentar que remova tal conteúdo, o que demorará algum tempo. Caso contrário poderá publicar novo conteúdo relacionado, mas mais agradável. Pode ser que se sobreponha ao mau conteúdo nos motores de busca.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *