Tecnologia

Inovação: Conheça O Projeto Do smartphone Modular Da Motorola

29 Out , 2013  

503219874299727-t640

Project Ara quer desenvolver um sistema que permita a personalização total do hardware dos smartphones.

O conceito da Phonebloks, de trazer um smartphone capaz de ser montado e desmontado pelo utilizador surpreendeu e agradou muita gente. E parece que a Motorola estava atenta à reação do público e aproveitou o momento para revelar um projecto no qual tem andado a trabalhar arduamente.

A empresa acaba de lançar o projecto de um Smartphone modular, a que chama, “Project Ara”. O projeto traz uma plataforma aberta e de licença livre – tudo para que designers, inventores e entusiastas de todo o mundo possam também colaborar na a ideia.

503219874299547-t640

Segundo a publicação no blog oficial da Motorola, o desenvolvimento de algo do tipo não é nenhuma novidade dentro da empresa. De acordo com as informações publicadas, nos últimos seis meses, uma equipa conduziu o Sticky, um caminhão “embrulhado” em velcro e recheado com smartphones da Motorola e equipamentos de impressão 3D de última geração.

Esta equipa atravessou os Estados Unidos e, segundo o blog, diversos recursos e ideias de programas e dispositivos móveis que eles nunca teriam imaginado começaram a surgir. A publicação diz ainda que “nessa viagem, vimos os primeiros sinais de um novo ecossistema de hardware aberto, possibilitado pelos avanços na produção e pelo maior acesso às poderosas capacidades computacionais dos smartphones modernos. Tudo isso já rendeu algumas ideias, entre elas, a base para o Project Ara.”.

Reunidas todas as ideias, a equipa da Motorola resolveu juntar mais um membro à secção de desenvolvimento, Dave Hakkens, o homem por trás do primeiro conceito de um smartphone modular (PhoneBloks).

503219874299651-t640

De acordo com a empresa, eles querem levar para o hardware toda a liberdade do software que o Android permitiu às pessoas. Ou seja, a ideia é que o gadget seja separado em módulos e que, assim, cada utilizador seja capaz de substituir partes dele de acordo com as suas preferências e necessidades.

Por exemplo: Quer uma câmara melhor? Precisa de um gadget com uma excelente capacidade de bateria? Um processador tão poderoso não é uma necessidade para si? Todas essas questões poderiam ser resolvidas de forma simples, basta trocar essas partes por elementos que se adequem melhor aos seus desejos.

device-049458bbcff603e9316248aa02eaeedd

A estrutura do Project Ara consiste em módulos e numa parte principal, chamada “endoskeleton”, que é a parte que funciona como um esqueleto, uma estrutura que mantém os módulos todos juntos.

Por fim, a Motorola exalta o facto de que este se trata de um projeto totalmente aberto, ou seja, a companhia conta com a participação de toda a comunidade (aqui) para o desenvolvimento do novo conceito de smartphone que vai revolucionar o mercado.

 

Estudante de Engenharia Informática, co-fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, auto-didata em tecnologia da inovação, social media e gestão das tecnologias da informação. Fundador da uBlippy, rede social familiar, 4.º lugar da VLAbs 2014.

, , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *