Marketing,Social Media

As Tendências do Marketing para 2014

26 Dez , 2013  

Nesta altura do ano é habitual projetar-se tendências e criar-se expectativas para o novo ano. O ano 2014 está à porta! Na Forbes, Robert Passikoff, especialista em marcas, escreveu um artigo sobre as tendências no marketing para o próximo ano. Conheça as Tendências do Marketing para 2014.

O que os consumidores vão esperar das marcas: Ao longo dos últimos 5 anos, as expectativas dos consumidores aumentaram em média 20%. As marcas têm mantido as expectativas em apenas 5%, uma diferença significativa entre o desejado pelo consumidor e o serviço prestado. Esta capacidade para medir as reais expectativas irão proporcionar vantagens significativas.

Prestar a devida atenção às marcas: Com o aumento das expectativas surge a “comoditização” de produtos e serviços. As marcas podem ser conhecidas, mas deverão ser reconhecidas por algo significativo e importante para os consumidores.

A categoria domina: As marcas deverão posicionar-se de forma astuta sobre valores específicos de cada categoria  que podem alcançar. As estratégias podem e devem passar pelo conteúdo. Para envolver os consumidores mais inteligentes e de expectativas altas, as marcas precisam de ser mais inteligentes sobre os valores da categoria específica que podem alavancar.

Marcas emocionais: Os valores que vão orientar o processo de tomada de decisão da marca, produto ou serviço tronam-se mais emocionais. Na maioria das categorias os aspetos reacionais são o preço de entrada. As marcas de sucesso vão conseguir identificar valores emocionais e vão diferenciar-se de forma significativa.

Envolvimento dos consumidores: Durante muito tempo o envolvimento tem sido associado aos níveis de atenção. Mas, os comerciantes bem sucedidos apenas referem-se ao envolvimento do cliente com a marca quando a marca é percebida versus a categoria ideal, uma métrica que messa e correlacione a vinculação, vendas e rentabilidade.

A segmentação mais pessoal: Os consumidores desejam, esperam, mais produtos customizados, personalizados, experiências únicas, marcas que melhor atendam as suas expectativas reais.  Os consumidores que se envolverem com as marcas são capazes de personalizar mensagens e divulgação da própria marca, transformando-se em embaixadores e defensores da marca.

Mais digital: Com a crescente diversificação digital, e mais canais de vendas e meios de comunicação, as marcas precisam de mudar. Vão estar ligadas 24 sobre 24 horas, deixar de divulgar, para se envolver com o consumidor cada vez mais digital e ao mesmo tempo emocional.

A razão do conteúdo: O marketing de conteúdo está a crescer. As plataformas digitais são uma realidade. As marcas invadem estes espaços de Social Media News, plataformas digitais de localização que vão ajudar a otimizar o posicionamento ao nível contextual e de marca a navegar no espaço digital.

A importância do Smartphone: Em 2011 as tendências já referiam o móvel como forma de evolução do marketing, que demorou a perceber esta vantagem.  Em 2014 as marcas precisam de adaptar estratégias e mecanismos para atender ao crescimento do consumidor multi-tasking e comportamento de multi-ecrã. O consumidor consegue ver televisão e consultar e navegar por dentro de uma marca no seu tablet.

Textos mais reduzidos: Os novos consumidores viram-se para a imagem. Mais alfabetizados, vão privilegiar conexões e partilhas de imagens. O conteúdo visual vai tornar-se rei na criação de campanhas de marketing digital. A partilha de imagem e de marcas torna-se essencial.

Vídeos da marca: Micro-vídeos vão continuar a crescer de popularidade e o uso das métricas serão essenciais para a medição do ROI. Os vídeos são essenciais para despertar a atenção dos consumidores.

O Orçamento de Marketing: O orçamento de marketing vai desenvolver-se tendencialmente na marca e no marketing digital. Vão surgir modelos multi-plataforma de marketing tradicional, em offline, integrado em plataforma digitais. Tudo isto vai começar a ser pensado com mente digital, com design, a pensar nas vendas digitais  e no desenvolvimento do próprio produto e serviço. A agregação de dados para o marketing tradicionais e digital irá tornar-se mais integrado e simplificado, permitindo às marcas uma melhor percepção do comportamento do consumidor, com um CRM Social mais compacto e mais útil.

LEIA TAMBÉM: A comunicação está a mudar o mercado;  as tendências de 2013.

Para o sucesso do seu negócio, deve reunir a cada dia que passa mais opiniões dos seus clientes. Por isso a necessidade de sites com blogues integrados e ideia storm, há uma variedade grande de ofertas, mas o objectivo final deve ser o de criar uma comunidade que proporcione não só benefícios funcionais, mas também emocionais, sociais e benefícios auto-expressivos. O foco da sua iniciativa deve ser o marketing online. Os utilizadores, não só vão atrair novos clientes, mas também vão ajudar à visibilidade do seu site nos principais motores de busca.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *