Social Media

Facebook: Diminui o Alcance das Publicações

5 Jan , 2014  

Novo algoritmo do Facebook diminui o alcance das publicações em mais de 40%. Se pensa foi deste período do Natal, engane-se. Quem tem páginas, sentiu mesmo o alcance das publicações a diminuir de tráfego.

No inicio de Dezembro a rede social alterou o algoritmo que determinava a ordem das publicações no feed de notícias. Esta alteração foi signioficativa para o envolvimentos dos fãs com as marcas. As páginas viram uma diminuição mais de  40% do tráfego orgânico, ou seja visualizações de Posts e não de Anúncios.

LEIA TAMBÉM: Glassdoor revela as 50 melhores empresas para se trabalhar em 2014, A importância do Smartphone nas marcas e 10 erros a evitar no Facebook!

As conclusões da Komfo, empresa que estudou o alcance de 5 mil páginas do Facebook, entre agosto e novembro, vão ao encontro das  queixas do marketeers: quebras de 42% na penetração entre fãs, diminuição de 31% na ampliação viral e menos 28% de taxa de cliques (CTR). A CTR consiste no número de cliques recebidos pelo seu Post a dividir pelo número de vezes que o Post é mostrado (impressões). Por exemplo, se tiver cinco cliques e 1000 impressões, a sua CTR é de 0,5%. A CTR = Cliques nos seus Posts ou anúncio ÷ Impressões (visualizações do posto ou anúncio)

Conclusão: O Facebook está a tornar-se mais comercial, o que obriga as empresas a investir mais em anúncios no Facebook, o que significa o fim dos “almoços grátis”. Para ganharem relevância as empresas precisam de gastar dinheiro e terem orçamento. No entanto, as empresas devem ter mais atenção ao conteúdo e utilizar mais imagens para terem maior alcance com este novo algoritmo.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *