Marketing Digital

A História da “Selfie” Que se Tornou Viral!

4 Mar , 2014  

Selfie Ellen Degeneres Samsung Marketing Viral MediassociaisA “selfie”, um autorretrato, publicada por Ellen Degeneres na 86.ª gala dos Óscares. Degeneres partilhou a imagem na sua conta no Twitter (@TheEllenShow). A foto já foi partilhada mais de 3 milhões de vezes. Estratégia bem montada pela Samsung, patrocinadores dos Óscares deste ano. O verdadeiro Smartphone da Ellen Degeneres é o Iphone 5S como se pode pesquisar nas várias redes sociais que usa. A foto foi tirada pelo Galaxy Note 3 da Samsung que apareceu em destaque em todas as televisões do mundo e o “Tweet” mais viral da história.

A imagem ultrapassou o recorde de “tweets” da foto de Barack Obama para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. A foto de Obama foi partilhada mais de 780 mil vezes.

Todas as fotografias que foram publicadas pela apresentadora durante a gala, mas sem a visualização das câmaras de televisão, foram tiradas de um iPhone 5s, smartphone usado por Ellen Degeneres.

A Samsung, uma das patrocinadoras dos Óscares deste ano, teve a sorte de ter o mais viral “tweet” da história e, associado à imagem na mente do consumidor está o seu Smartphone Galaxy note 3.

Em duas horas a “selfie” de Ellen Degeneres superou os 2 milhão de “tweets”.

Marketing Viral

O grande objetivo da Samsung e da Ellen, foi desafiar o público a transformá-la na fotografia mais partilhada no Twitter. Aqui vemos a comunicação off-line, vida real, a influenciar a comunicação na rede on-line, no microblogue twitter. Uma coisa foi clara, o público aderiu ao desafio e provou que estava no twitter, bem como noutras redes sociais e plataforma móveis. Quem está a ver televisão sem um smartphone na mão? A assistir a uma série no Tablet e com o Televisor ligado? Ou a ver um filme e com uma rede social aberta? No Instagram, por exemplo a foto tem mais de um milhão e duzentos mil “likes”.

O marketing viral baseia-se essencialmente em motivar terceiros utilizadores/pessoas a passarem determinada mensagem a outros, aumentando assim a exposição da mesma, tornando-a influente e determinante na mente do consumidor.

Aos utilizadores certos, distribuidores, os chamados de “hubs”, funcionam na rede social e, o seu poder de influência é reconhecido. Nem todos o são! Mas, no nosso grupo de amigos há sempre o mais vocacionado para influenciar outros e aconselhar a sua rede amigos que por sua vez influencia e entra noutra rede.

A Samsung e a Ellen ficou com uma base de dados poderosíssima, porque de certo cresceram em fãs e seguidores e vão reconhecer e identificar o poder social de cada uma dessas pessoas que mais influenciaram o seu “tweet”.

O Marketing Viral tem um potencial imenso na actualidade e será uma técnica cada vez mais apurada no futuro próximo que não podemos ignorar. Esta forma de marketing está associada a indivíduos, pequenas empresas e grandes empresas, como aconteceu com a Samsung e o Samsung Galaxy note 3.

Para criar este ambiente precisamos de determinados factores críticos de sucesso:

  • Criar um ambiente propício, idêntico ao criado naquele momento por Ellen Degeneres;
  • Dar ênfase à partilha, ao conteúdo e à imagem;
  • Facilitar o envio (utilizar plataforma ou meios de comunicação sem falhas e com audiência);
  • Explorar motivações;
  • Utilizar uma comunidade existente (de acordo com o público que nos segue e sabermos onde se encontra on-line);
  • Usar humor, muito humor e… Degeneres é perita….;

O sucesso deste Tweet, foi ser tão eficaz como um Vírus…

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *