Social Media

As Redes Sociais nas Pequenas Empresas

21 Jun , 2014  

As pequenas empresas utilizam as redes sociais, mas sem uma estratégia nem um plano de social media, perfeitamente definido. Segundo um estudo recente da Endurance, 72% dos responsáveis das empresas admitem que não existe nenhum plano de social media e que se limitam a publicar de vez em quando, sem qualquer estratégia definida.

Estar em Social Media é muito mais do que ter um perfil aberto numa rede social, ou em várias redes sociais. Social Media exige uma estratégia e um plano para estar na rede ou nas redes sociais, que devem constar do plano. Devem existir objetivos e uma estratégia clara.

Segundo a Endurance, 72% dos responsáveis das empresas admitiram que não existe um plano de social media. 76%, afirmam mesmo que publicam quando lhes apetece ou quando têm tempo, sem pensar em horários, no posicionamento, no seu segmento de mercado, nem tão pouco no público alvo.

A profissionalização é coisa que não existe no uso das ferramentas da web 2.0. 80% da gestão das redes sociais é feita pelos responsáveis das próprias empresas.

90% da amostra das empresas afirma que está nas redes sociais, destacando-se o Facebook como principal rede social. 87% das empresas analisadas têm perfil aberto nesta plataforma, mas apenas 53% tem conta no Twitter e 50% está no Linkedin. O Youtube e Google + registam uma taxa de penetração de 36%.

O que pretendem com a presença nas redes sociais?

Para 64% dos inquiridos tem a ver especialmente com a importância de expandir a sua comunidade online. 64% querem mais seguidores, assim como mais interações. Mas, 39% oferecem informação, publicam ofertas e promoções. Apenas 30% responde habitualmente ou interage com as necessidades do seus clientes através destes meios de comunicação ou canais de venda.

Por outro lado, 53% mostram intenção de melhorar os seus conhecimentos na área. O seu principal interesse fixa-se na área do conhecimento de social media marketing e nas suas ferramentas e plataformas. 43% tem necessidade de desenvolver a promoção de produtos e serviços na web 2.0 e 42% gostariam de ter e desenvolver uma estratégia de conteúdos atrativa, mas apenas 35%, desejam conhecer técnicas efetivas de conteúdos criativos e atrativos.

Outra preocupação dos responsáveis das empresas prende-se com a necessidade de conhecer mais profundamente o funcionamento e as diferentes características das redes sociais. 25% quer saber mais acerca do Twitter, Instagram, Google + 24%, Pinterest 22% e Linkedin 20% (este tão importante para a conexão de Networking, business to business. (B2B)

Como observamos, as pequenas empresas valorizam a importância das redes sociais como ferramentas para promover os seus negócios e chegar aos clientes. Mas, detetamos a necessidade de melhorar a sua formação e a necessidade de desenvolvimento de estratégia e de planos de social media, como conhecimento na utilização das ferramentas da web 2.0.

Em Portugal nasce a primeira licenciatura em redes sociais.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *