Mobile

iOS 8: Lembrar o que Chega a 9 de Setembro

4 Set , 2014  

O MEDIASSOCIAIS recorda aqui as funcionalidades do iOS 8 para atualizares já a partir de 9 de setembro. Este artigo foi publicado a 3 de junho pelo Marco Braz e reproduz tudo o que vai ter no iPhone e iPad após o evento da Apple. 

O novo sistema operativo móvel da Apple é baseado no anterior ( iOS7) e, por isso, as diferenças não estão relacionadas com o design, mas sim com as funcionalidades.

A ferramenta Quicktype atribuiu uma funcionalidade ao teclado do novo iOS que o Android já disponibiliza há muito tempo, apresenta sugestões acerca do que se está a escrever. Apenas estarão disponíveis alguns idiomas no lançamento, mas o Português é uma delas, ainda que brasileiro.

As novas funcionalidades do iOS 8 também incluem a possibilidade entrar e sair de mensagens de grupo, atribuir-lhes nomes e partilhar a localização com os participantes da conversa.

Além disso, agora pode também enviar vídeos e áudio. Estas mensagens de vídeo e áudio autodestroem-se a menos que o utilizador as queira manter, de forma a reduzir o espaço ocupado no armazenamento interno do telemóvel.

LEIA TAMBÉM: Jony Ive diz que Suíça está em apuros com o novo iWatch; iPhone 6 é apresentado no dia 9 de setembro.

Saúde também está presente no iOS 8, com o HealthKit. Hoje em dia existem diversos produtos criados por grandes empresas, como balanças, medidores de pressão e diabetes, pulseiras, etc. Mas todos eles utilizam as suas próprias apps para armazenarem as informações recolhidas por eles.

Com o HealthKit, a Apple quer unir todas essas informações num único lugar, através da nova app, a Health.

02-ios-8-9

Outra novidade: A partilha familiar de conteúdos como calendários, fotos, partilha de conteúdos comprados, como, filmes e música. Este serviço funciona até um número máximo de seis dispositivos.

Com o iOS 8, a Siri poderá ser usada sem a necessidade de tocar no iGadget, apenas dizendo “Hey, Siri” (assim como o “Ok, Google”). A assistente virtual agora também reconhece músicas, através da integração com a aplicação Shazam e ganhou 22 novos idiomas para o recurso Ditado (Dictation) — incluindo o português do Brasil.

Novidades para programadores

A Apple irá disponibilizar mais de 4.000 novas interfaces de programação (APIs).

O iOS 8 traz recursos de extensibilidade, para que aplicações possam adaptar-se contratualmente aos painéis de partilha de conteúdo, ao Safari, ao editor padrão fotos e em muitas outras áreas já existentes do sistema. Através desses “contratos” entre aplicações e o sistema operativo, é agora possível adicionar Widgets, sim!… leu bem, à central de notificações.

Ou melhor, em breve poderá instalar o tão famoso SwiftKey no seu iPhone! O novo iOS 8 permite a instalação de teclados de terceiros.

screen_shot_2014-06-02_at_3.33.06_pm

Para além disso, os programadores podem, agora, adicionar o Touch ID às suas aplicações, ou seja em vez de entrar nas aplicações com uma senha secreta, os utilizadores irão poder usar a sua impressão digital para o mesmo fim.

Para iPhones e iPads baseados no processador A7 (e futuros chips da Apple), a empresa desenvolveu um novo sistema gráfico 3D para jogos. Jogos para o iOS 8 agora podem ser desenvolvidos com acesso direto ao processador gráfico, resultando em maior facilidade de desenvolvimento e desempenho — até dez vezes mais rápido que as atuais implementações OpenGL em uso no Android e no próprio iOS 7.

Um salto gigante neste aspeto.

Falando diretamente de código, a Apple também criou uma nova linguagem de programação, moderna e sem base em C. Chamada Swift, esta não depende de várias das complexidades comuns de desenvolvimento e, mesmo assim, permite acesso nativo aos recursos do iOS e do OS X.

32_verge_super_wide

Além de ser mais fácil de se dominar (pelo menos na teoria), também é muito rápida e dinâmica, habilitando um novo fluxo de trabalho no Xcode em que os resultados do desenvolvimento podem ser acompanhados em tempo real na interface. A Apple aceitará aplicações para o iOS 8 e para o OS X Yosemite escritas em Swift ainda este ano, e partir do dia 3 de junho qualquer programador teve acesso aos recursos necessários para aprender esta nova linguagem.

O iOs 8 estará disponível já a partir de 17 de setembro. A atualização será disponibilizada para o iPhone 4s, iPad 2, iPod (5ª geração) ou superiores no dia 17 deste mês em todo o mundo.

Análise efetuada pelo Marco Braz a 3 de Junho 2014 ao mesmo tempo que decorria o Keynote da Apple.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *