News & Culture

Comuna Estreia O Evangelho Segundo Pilatos

12 Out , 2014  

A Comuna estreou no dia 9 de outubro uma nova produção intitulada “O Evangelho Segundo Pilatos”, uma obra do romancista e dramaturgo francês Eric-Emmanuel Schmitt. A peça conta com as representações soberba de Carlos Paulo e Hugo Franco.

“O Evangelho Segundo Pilatos”, de Eric-Emmanuel Schmitt é uma adaptação teatral do próprio autor de uma novela sua, estreada em Paris em 2004.

Pilatos, ao lavar as mãos o condena à morte, não admite a ressurreição de Jesus. Inicia então uma busca, entre o desesperado e o policial, do cadáver que desapareceu da sepultura, para abafar o rumor da volta à vida do “mago da Nazaré”, porque está convencido que este assunto lhe trará problemas.

As suas investigações, constantes e intensas, fracassam sempre. O corpo não aparece. Além disso, Cláudia Prócula, sua esposa, por quem nutre grande paixão, vai pouco a pouco tornando-se cristã.

Nasce o cristianismo, os discípulos e mesmo Cláudia afirmam ter visto Jesus ressuscitar. Pilatos, naturalmente, não pode admitir tais factos. Pode só a razão explicar tudo? Tem sentido a fé? Pilatos e Cláudia retiram-se para o porto de Cesareia para irem para Roma, em cada um deles ficam encarnadas as duas grandes correntes que fazem parte do ser humano:

Pilatos apenas aceita o que vê e o que a sua razão explica, Cláudia admite e aceita o irracional, o inexplicável.

Para seu próprio espanto, começa a instalar-se em Pilatos a suspeita de que talvez apenas com a razão não se possam explicar certos fenómenos, certas realidades do ser humano.

LEIA TAMBÉM: Três milhões de crianças precisam da nossa ajuda e Saramago em Rolhas de cortiça!

A peça realiza uma reflexão sobre o conflito entre fé e a razão, encarnadas em duas personagens bíblicas conhecidas pelo público.

A Comuna aposta no trabalho de Éric-Emmanuel Schmitt, o autor francês mais lido e representado em todo o mundo, que introduz uma perspectiva contemporânea às suas peças, conjugando a escrita literária com a popular, conceitos metafísicos com um toque humorístico. O carácter universal do seu trabalho permite uma relação entusiasta e de proximidade entre os atores e espetadores, dando aso a novas interpretações sobre o texto dramático.

Pode encomendar bilhetes:

4ª a Sábado às 21h30
Domingos às 16h
PREÇO ESPECIAL 4ª e 5ª feira » €5
Reservas: 217 221 770 ou geral@comunateatropesquisa.pt

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *