Social Media

7 Dicas para Utilizar o Twitter no Plano de Social Media

18 Dez , 2014  

Quando começa a delinear uma estratégia de marketing nas redes sociais e elabora o Plano de Social Media começa a questionar-se da importância do Twitter.

Será que o seu público-alvo está no Twitter? Sei que a maioria dos clientes se encontra mais facilmente no Facebook e os fornecedores no Linkedin do que no Twitter.

Muitos Planos de Social Media cometem o erro de não incorporar o Instagram, o Pinterest e o Linkedin. Todas estas decisões fazem parte da sua estratégia de Social Media. Pensar na segmentação é crucial para não ficar apenas pelo Facebook!

Questões mais habituais: Será que o meu público-alvo está no Twitter? Teremos retorno se a empresa investir nesta rede de microblogue?
Colocadas estas questões, é o momento ideal para as respostas estratégicas. Devemos procurar e pesquisar informações sobre a rede social e o benefício que poderá trazer ao negócio.

É fundamental conhecer-se a fundo a rede social a inserir no plano de Social Media.

O Twitter é mais que uma rede social, é um microblogue que possibilita escrever 140 carateres, utilizar fotografias, onde estão clientes e fornecedores. Onde se pode trabalhar os dois negócios B2C e B2B. Quando se fala destes significados estamos na ótica do marketing digital, negócios efetuados ao nível da internet.

7 dicas para utilizar o Twitter eficazmente:

Publicar com regularidade
Procure uma marca que conheça no Twitter @Nike (para seguir) ou #nike (os twittes sobre a Nike) e analise periodicidade das publicações e as interações que ela promove. Se não publicar com regularidade os resultados são francos. Para estar em Social Media deve participar.

Criar Listas
As listas podem funcionar para monitorizar a concorrência e o seu público-alvo. Mas essencialmente pode definir oportunidades de negócio. Elas são fáceis de criar, definir os perfis que quer seguir, a descrição, e pode definir a sua privacidade.

As Hashtags
As Hashtags possuem grande importância no Twitter e neste momento em qualquer rede Social. Elas vão ajudar a definir a sua marca. Por exemplo: #natura #ambiente #reciclagem Não utilize mais de quatro Hashtags. Elas levam utilizadores à marca e quem procura os seus produtos, chega à sua empresa mais facilmente. Não se esqueça, crie o nome @reciclagempneus e crie também a Hashtag #borracha #pavimentos #ambiente #pneus.

Adaptar o conteúdo ao seu público-alvo
Adeque o conteúdo ao seu público-alvo. Tudo o que publicar que não seja adequado ao seu público-alvo será rejeitado. Quanto mais interesse despertar, mais interações e Retweet ‘s obtém. Utilize fotografias trabalhadas com os filtros recentes do Twitter. Personalize o conteúdo com imagens. Crie a sua própria imagem de conteúdo. Responda aos utilizadores. Um conteúdo humorado e inspirativo pode ser uma solução.

Fazer Retweet ‘s perfis influenciadores e estratégicos para a marca
Ter seguidores e ser seguido deve estar sempre na ordem o dia. Aproxime-se de um determinado perfil/utilizador através do Retweet para se aproximar da marca e do conteúdo. Essas marcas receberão notificações dos seus Retweet’s. Acabam mais dias menos dia por fazer parte da sua relação. Pode também Tweetar e mencionar as marcas e utilizadores. (@xpto) Isso prova que está a partilhar a sua rede de contactos e o que publicam. Mão cedo ou mais tarde, vão fazer o mesmo com o seu conteúdo.

Personalizar e utilizar as URL’s
Utilize, para além do conteúdo URL’s que levem ao site da empresa. Só assim os utilizadores tomarão contacto com o seu site ou blogue que está online.

Utilizar Fotografias
Não se esqueça de publicar fotografias. A sua empresa tem imagem, os seus produtos design a empresa tem uma marca constituída por um símbolo ou logotipo. Utilize os filtros como imagem de marca dos seus conteúdos. Já disponível para o sistema iOS e Android.

Fundador do Blogue MediasSociais - a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook's Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *