Marketing Digital

Os Nossos Clientes São os Nossos Melhores Vendedores

18 Dez , 2014  

Os nossos clientes são os nossos melhores vendedores. Um cliente satisfeito vale por dezenas de vendedores.

A internet veio dar uma lição às empresas de vendas permitindo criar relações e interações com clientes, comunidades virtuais e com os chamados programas afiliados. Os programas de afiliação é um tipo de marketing feito por sites que registam webmasters ou pessoas para divulgarem no seu site ou na internet, banners ou links desse site.

Os webmasters cadastram-se nos programas de afiliados oferecidos por estes sites e passam a divulgar um link especial, banner ou qualquer tipo de publicidade ou promoção.

A internet veio agilizar esta relação permitindo criar novas relações com os clientes e seguidores que partilham essa informação.

O poder do cliente depende da sua influência na sua rede social ou da sua audiência pessoal. Os modelos convencionais de difusão assumem que cada contacto interpessoal tem a mesma probabilidade de influência, o que está errado.

A Amazon.com foi fundada por Jeff Bezos em 1995. Começou como um site de vendas de livros. Esta livraria virtual centrou-se nas necessidades dos clientes e criou no ano seguinte um programa de afiliados.

Através do programa de afiliados, a amazon conseguiu que milhares de proprietários de sites ou de blogues aconselhassem os seus visitantes a comprar determinados livros e agnhavam com isso uma comissão de 15% por cada venda realizada.

LEIA TAMBÉM: O que os clientes desejam; Envolver clientes para criar negócios novos; Por onde Andam os clientes? 

O que a amazon fez, foi ganhar uma visibilidade maior com a colocação dos seus produtos e serviços em várias lojas online, compensando os afiliados por isso.

Marketing Digital: Como se transforma um cliente num vendedor?

  • A Amazon pensou no seu negócio, mas acima de tudo, pensou no cliente e fez deles os seus próprios vendedores;
  • Começou por solicitar opiniões a clientes satisfeitos e a colocá-los no site para que fossem facilmente identificados. A informação deve ser verdadeira.
  • Começou por apoiar comunidade de clientes;
  • Criou campanhas de cliente para cliente. Cada cliente podia angariar novos clientes obtendo descontos favoráveis;
  • Promoveu o passa-a-palavra;
  • Transformou os clientes satisfeitos em afiliados.

Onde outrora havia uma relação unilateral e dirigida entre as empresas e os consumidores, hoje a realidade é diferente.

Os nossos produtos, as nossas marcas, os nossos clientes estão sujeitos ao escrutínio online, o que implica que cada vez mais as marcas e as empresas devem ter uma especial atenção aos serviços pós-venda, porque na prática os nossos melhores vendedores são, como sabemos, os nossos clientes que estão satisfeitos! Clientes satisfeitos são leais às marcas.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *