Marketing Digital

As Relações Públicas Digitais…Quatro Dicas!

15 Fev , 2015  

A área da comunicação é a que está a ser mais influenciada por estas evoluções que revolvem o mercado, são as relações públicas, actividades de comunicação promovidas por organizações com o intuito de construir e consolidar, com os seus variados públicos, relações de confiança que funcionam como um verdadeiro capital da marca e que as protege em caso de crise. As Relações Públicas Digitais…conheças as nossas Quatro Dicas!

A diversificação de canais de contactos entre as organizações e os seus públicos potencia o passa-palavra que, na era digital, assumem com frequência uma dimensão viral.

Numa primeira fase é importante saber o que está a ser dito on-line, monitorizar o que se diz nos meios digitais, sobre as marcas, produtos e serviços.

A seguir à monitorização é preciso saber responder às situações detectadas, quer através de alterações de fundo, quer potenciando o contacto com os líderes de opinião que suscitam opiniões e as recomendações sobre as marcas, produtos e serviços.

Num mundo de transparência e de momentos de verdade, o princípio de clareza deve ser sempre assumido.

As Redes Sociais ou as Social Media Network são um excelente veículo para uma estratégia proactiva de Relações Públicas, aumentando os laços com os seguidores das marcas, rectificar informações, divulgar eventos e informações institucionais.

Incluir na Partilha Social os Comunicados à Imprensa

Se escrever um comunicado de imprensa, encontra uma forma simples de engrandecer e ampliar a mensagem, através da partilha social.

Deve ter-se sempre na nossa mente que os jornalistas dependem cada vez mais de fontes de informação como o Twitter e Facebook, bem como de outras plataformas. O que se partilha nas redes sociais, serve de fontes para os jornalistas. Utilize as redes sociais para ampliar o Comunicado de Imprensa.

Utilizar as Redes Sociais para divulgar os Case Studies dos clientes

A maioria das equipas de RP criam Case Studies de clientes para destacar sucessos e construir credibilidade.

Algumas histórias de clientes fazem uma boa reportagem, mas a maioria das pessoas não estão dispostas a investir tempo para ler artigos longos. Em vez de se partilhar o estudo de sucesso completo nas redes sociais, deve-se escolher os principais factos da história de sucesso e destacar nas redes sociais.

Utilize o vídeo no YouTube e escolha as melhores redes sociais para partilhar a história de sucesso. De seguida, partilhe o vídeo no Twitter, Facebook e Linkedin. Se quiser destaque no Google, não se esqueça da rede social Google Plus.

Opiniões em Tempo real

As redes sociais proporcionam interações e comentários dos utilizadores e especilaistas que impactam directamente no seu público-alvo. Se esperar apenas pelos média tradicionais é provável que o seu comunicado de imprensa perca as oportunidade de chegar ao seu público em tempo real.

Ter comentários a ajudar os outros utilizadores a perceberem os assuntos e a aconselhar a marca está a produzir especialistas e defensores da marca, bem como chama a atenção para os produtos ou serviços da empresa.

Os executivos devem publicar no LinkedIn

Os CEOs e outros executivos devem envolver-se ativamente com colegas, profissionais e até clientes. Só assim se entende a transparência dos assuntos e o papel tão importante que têm na construção da confiança com os principais interessados. Tristemente, apenas poucos CEOs estão ativos em plataformas sociais e poucos defendem aquilo que a sua marca comunica. Já era altura de alterar esta falta de transparência.

O LinkedIn é o melhor espaço de social media network para começar, porque é a plataforma líder em networking profissional. Um CEO deve saber que no Linkedin estão colegas, profissionais e clientes.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *