Tecnologia

Novos Samsung Galaxy S6 Apresentados

2 Mar , 2015   Gallery

Os novos topos de gama da Samsung já foram apresentados e existem várias novidades para o consumidor.

A Samsung revelou ontem durante a MWC 2015, no chamado Galaxy Unpacked 2015, os seus dois novos smartphones. “O melhor ecrã”, o “processador mais rápido” e a “melhor câmera” foram alguns dos adjetivos utilizados pela Samsung durante a apresentação dos novos, Samsung Galaxy S6 e S6 edge.

Design

Uma das maiores revoluções dentro da linha de smartphones, face ao antecessor, foi a introdução de um design metálico, sim a Samsung finalmente deu um passo em frente e deixou de lado os materiais baratos. Desta vez, ambos os modelos, S6 e S6 edge, vêm em alumínio.

Mas o verdadeiro destaque no design vai para o Galaxy S6 edge. Com um ecrã curvo em ambos os lados cria a impressão de que a imagem não tem “fim”. A empresa sul-coreana parece, finalmente, ter dado um passo em frente no que diz respeito ao design de equipamentos.

Interface

Como era de esperar o novo Galaxy S6 (ambos os modelos), vêm equipados com o mais recente software da Google, o Android 5.0 (Lollipop). Para além disso, como também era de esperar, a interface TouchWiz foi renovada, esta está agora mais leve e praticamente livre de softwares indesejados (razão pela qual a Samsung tem sido criticada ao longo dos anos). A promessa da Samsung é que os os novos dispositivos só tenham duas aplicações da empresa instaladas.

Já entre modelos, existe uma pequena diferença no que diz respeito à interface, uma vez que o Galaxy S6 edge irá possuir software para aproveitar ao máximo o ecrã curvo.

Câmera

Durante a apresentação dos novos aparelhos, muitas foram as comparações com a câmera do iPhone 6. A empresa sul-coreana fez de tudo para enaltecer a câmera dos novos smartphones face à presente câmera do iPhone 6, da Apple.

As lentes possuem, agora, uma abertura maior, para maior entrada de luz. Além disso, existe ainda um sistema de estabilização óptica e uma excelente qualidade fotográfica em fotos nocturnas.

Desempenho

Segundo a apresentação, o novo processador dos dispositivos Galaxy, é octa-core, criado com base no processo de fabricação de 14nm (o primeiro do mercado), que vai trazer uma performance 20% maior em relação aos de 20nm. Além disso, a bateria vai agradecer esta novidade, pois a empresa promete uma eficiência até 35% melhor para os novos modelos.

Outra inovação foi as memórias, com 3GB de RAM, a Samsung foi uma das primeiras empresas a anunciar dispositivos com LPDDR4. Porém, uma novidade que deixou muito fãs da empresa um pouco tristes foi a ausência de suporte para cartão micro SD.

Bateria

A bateria foi um dos pontos que gerou alguma polémica. Apesar de serem um pouco inferiores ao anterior topo de gama da empresa, as novas baterias possuem algumas características surpreendentes. Segundo a Samsung, o S6 e S6 edge irão ser capazes de recarregar bateria suficiente para 4 horas em apenas 10 minutos na tomada. Além disso, carregam totalmente em apenas metade do tempo que demoraria um iPhone 6 a carregar.

Outro destaque vai para o carregamento sem fios nativo. O facto de a bateria não ser removível e ter diminuído um pouco a capacidade em relação ao Galaxy S5, pode deixar alguns consumidores desanimados, mas a empresa garante que essas mudanças não se irão sentir no dia-a-dia.

Samsung Pay

Para concorrer com a principal rival, Apple, a empresa sul-coreana lançou o seu próprio método de pagamento por telemóvel, o Samsung Pay. Os novos smartphones serão os primeiro a trazer essa novidade, que já possui parceira com a Visa e MasterCard e que em breve irá contar, também com, American Express, Bank of America e Chase.

O serviço utiliza um sistema MST, Magnetic Secure Transmission, e vai ser auxiliado pelo leitor de impressões digitais, onde ao contrário do modelo anterior o utilizador já não precisa de deslizar o dedo para a leitura.

Lançamento

Os novos topos de gama da Samsung estarão disponíveis a 10 de Abril e os preços não serão muito diferentes dos do modelo anterior, neste caso, sendo o Galaxy S6 edge ligeiramente mais caro que o S6 regular.

Conclusão

Pessoalmente, penso que é bom a Samsung estar a aproximar-se mais de algumas políticas da sua maior concorrente, Apple. O design metálico, o sistema operativo mais limpo, maior atenção ao pormenor, bateria não removível, ausência de cartão de memória e o Samsung Pay, mostram um novo rumo da empresa, um rumo aberto mas ao mesmo tempo mais controlado. Estas são boas mudanças, que certamente vão aumentar a rivalidade entre empresas e quem ganha com isso é o consumidor final. Mais “briga”, mais inovação!

Estudante de Engenharia Informática, co-fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, auto-didata em tecnologia da inovação, social media e gestão das tecnologias da informação. Fundador da uBlippy, rede social familiar, 4.º lugar da VLAbs 2014.

, , , , , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *