Marketing

Que Saudades de Marcas Irreverentes

14 Mar , 2015  

Marketing: Precisamos de marcas irreverentes e divertidas, verdadeiras comunicadora. Apresentamos os melhores anúncios que nos marcaram em termos de Brand Awareness. A Brand Awareness ou a percepção da marca é a medida em que a marca é reconhecida por potenciais clientes e está ao mesmo tempo associada a um determinado produto ou serviço.

Isso sim, é publicidade e comunicação verdadeira. Depois deve expressar-se com criatividade e inovação. A marca tem a coragem de não comunicar apenas com o seu público, mas comunicar com uma sociedade que é levada a ter a marca, a mensagem e os produto na mente. Tem a criatividade e a irreverência de colocar frases na “boca” do público.

A percepção da marca está relacionada com as funções da identidade de marca na memória dos consumidores e pode também ser refletida pela maneira como os consumidores identificam a marca em condições diversas.

A irreverência das marcas parece ter acabado. Não há uma publicidade que traga ao mercado mensagens de marcas verdadeiras comunicadoras, de marcas fun. Publicidade marcante, eficaz e inspiradora faz tanta falta nos dias de hoje.

As marcas neste tempos conturbados não estão para arriscar, limitam-se a tempos e conceitos inspiradores e filosóficos que estão no domínio do H2H ou P2P, mas com pouca percepção no cliente, porque verdadeiramente não estão nesses terrenos, e acabam por não comunicar com o cliente, nem comunicar com os outros onde se reflete num ROI verdadeiramente duvidoso.

Que saudades da irreverência das marcas! Que saudades de marcas fun, disruptivas na comunicação, irreverentes, verdadeiras comunicadoras (e não só com o seu cliente!), que saudades de boa publicidade, que saudades de gente corajosa e inovadora, que gosta de arriscar… Que saudades!!! Isto sim, é eficácia. Isto sim, é construir Brand Awareness. O Montepio foi um exemplo no mercado com uma excelente campanha inspiradora. O mercado precisa disto!

A imprensa e a televisão continuam a ser fundamentais para a construção de um património forte para as marcas. O digital apenas não chega!
Investir apenas na comunicação digital, acaba por fazer com que as marcas percam algo essencial para a consolidação do seu território e património do brand awarness. Por isso, algumas marcas no mercado estão a voltar a reforçar o seu investimento nos media tradicionais.

David Aaker, no livro Managing Brand Equity, fala-nos nos quatro níveis do Brand Awareness:

Unware of Brand – Se lhe perguntarem as marcas de cerveja que conhece e responder que não conhece nenhuma, isso significa que não há awareness;
Brand Recognition – A mesma pergunta sobre marcas de cervejas conhecidas, se responder o nome de algumas delas, isso significa que existe um reconhecimento;
Brand Recall – Responder à pergunta sobre as marcas de óleos de cozinha que conhece, e responder uma ou mais, sem, no entanto, mostrar nenhuma delas;
Top-of-mind – É representada pela marca que mais for recordada por diversas pessoas, ao perguntar sobre o mesmo assunto, óleos de cozinha.

O que é um facto, é que num estudo recente grande parte do mix de comunicação tem crescido no digital, em diversas categorias, mas quando são avaliados os resultados ao nível da notoriedade da marca, os resultados não são os mesmo da comunicação offline.

Fique com os anúncios, talvez mais marcantes, de Brand Awareness:
Hp


Top Doritos


Coca Cola


Telecel


Montepio

 

imagem PetCube
Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *