Tecnologia

Apple Watch em Pré-Venda, já Esgotou

10 Abr , 2015   Gallery

O dia 10 de abril fica marcado como a data de pré-venda do Apple Watch. Desde 2010 que a Apple não lançava um novo produto no mercado. Em Portugal irá aparecer mais tarde, mas na Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Reino Unido e Estados Unidos da América, o relógio chega aos primeiros pulsos a 24 de abril.

Quase todos os modelos esgotaram em poucos minutos. Nos EUA, segundo o Mashable, apenas o de aço inoxidável com 38 milímetros ficou disponível por mais tempo, mas a linha Watch Sport esgotou-se em 3 minutos.

O relógio tem tido uma percepção muito positiva ao pensar-se num futuro próximo,  mas algumas reservas no imediato. Estas reações vêm espelhadas na imprensa internacional que tiveram o privilégio experimentar o relógio.

Os sites que avaliaram o wearable divergem nas opiniões. Há quase uma unanimidade em considerar o Apple Watch o melhor entre os smartwatches já lançados até o momento. Mas, por outro lado, outros questionam a real utilidade.

No Yahoo chega-se a afirmar “o utilizador não precisa de um. Ninguém precisa de um smartwatch”. No entanto, o Bloomberg destaca que “o Apple Watch é bonito e poderoso, além de ser fácil de utilizar, mas não é essencial”. O site The Verge destaca ainda que o produto é voltado para os chamados “early adopters”, ou seja para quem está sempre disposto a ter um produto novo, mas que o produto apresenta falhas, como  ao “transferir informações e dados do iPhone por Bluetooth ou Wifi leva muito tempo. As apps demoram a carregar e as apps de terceiros às vezes nem abrem.”

Conseguirá o relógio inteligente repetir os sucessos comerciais registados pelo iPhone, iPod e pelo iPad?

Só a partir de hoje conseguiremos responder a esta questão. A visão deste gadget como um simples relógio é uma visão curta e desprovida de sentido. Não faz qualquer sentido olhar o Smartwatch da Apple como um simples relógio. O Apple Watch, é uma nova revolução da forma como vimos as comunicações móveis, as formas de pagamento e a forma como lidamos com o mundo com a Internet!

O que pode fazer com o Apple Watch?

Ver as horas

O Apple Watch é um relógio! Haverá a função de mostrar no ecrã as horas, como acontecia no iPod de pulso, com várias opções de design.

Controlo da saúde

Ao medir os batimentos e a tensão arterial pelo passos e pelo cansaço o relógio controla e indica-lhe o que deve fazer em caso de falta de exercício ou de atividade.

Saúde e Desporto

Quatro sensores do relógio, medem as pulsações e os batimentos cardíacos. Terá aplicações dedicadas ao desporto.

Gestão de contactos

Acesso aos contactos disponíveis na iCloud e sincronização com o smartphone.

Faz e recebe chamadas

Vamos conseguir fazer e receber chamadas apenas com o relógio. O smartphone apenas vai servir de apoio.

Pagamentos

Traz a tecnologia para o Apple Pay. Vai poder fazer-se pagamentos com o Apple Watch, como o que sucede com os smartphones.

Mapas e GPS

Acesso a mapas no Appel Watch. O relógio serve também de GPS e emite notificações, o que faz com que não tenha que se distrair com o GPS. Comunica com o condutor sem ser necessário olhar para o percurso.

Mensagens

As mensagens vão chegar ao relógio como chegam ao smartphone. Possibilita ditar para escrever.

Ligação ao automóvel

A BMW está a criar uma app que fará ligar o seu carro diretamente do Apple Watch.

App’s

O Facebook e outras Apps já estão a desenvolver versões para o relógio.

Comando de voz

O Siri estará presente no Apple Watch. Com a voz pode-se procurar ruas, contactos, cinemas, restaurantes, etc…

Personalização

A Apple vai disponibilizar diferentes cores, braceletes, para adaptar o relógio à vida do utilizador. Há outras empresas já a desenvolverem braceletes personalizáveis.

Ficou entusiasmado, eu sei! Mas, o Apple Watch ainda não tem data marcada para chegar a Portugal e ao Brasil.

O relógio já se pode experimentar nas lojas dos países onde já há ordem de pré-venda. Neste primeiro dia a afluência às lojas é enorme.

Preços:

Tendo em conta os valores de referência da loja francesa:

Apple Watch Sport 38mm: 399 euros

Apple Watch Sport 42mm: 449 euros

Apple Watch 38mm – bracelete plástico: 649 euros

Apple Watch 42mm – bracelete plástico: 699 euros

Apple Watch 38mm – classic milanese loop ou classic buckle: 749 euros

Apple Watch 42mm – classic milanese loop ou classic buckle: 799 euros

Apple Watch 38mm – modern buckle: 849 euros

Apple Watch 42mm – de couro em várias cores : 799 euros

Apple Watch 38mm – bracelete link: 1.099 euros

Apple Watch 42mm – bracelete link: 1.149 euros

Apple Watch 38mm – bracelete link space black: 1.199 euros

Apple Watch 42mm – bracelete link space black: 1.249 euros

Apple Watch em ouro de 18 quilates: preço começa nos 11 mil euros

O que podemos concluir: Um louvor especial ao design e às funcionalidades, incluindo a capacidade de pagamentos, …”o futuro aqui tão perto”, mas o preço deixa muito a desejar, quando podemos fazer tudo com o iPhone, com maior visibilidade e sem dependermos do Apple Watch. Mas uma coisa é certa, a Apple conseguiu trazer novidades e inovação ao mercado dos wearables.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *