Marketing Digital,Social Media

Estudo: As Empresas e a Comunicação Digital

7 Jun , 2015  

Um estudo realizado entre janeiro e fevereiro, pela Llorente & Cuenca, empresa de consultoria, de comunicação e assuntos públicos, efetuado a mais de metade das empresas da Península Ibérica e da América Latina, conclui que  estas ainda não dão muita importância à comunicação digital.

Mais de 152 empresas de diversos setores foram questionadas sobre as estratégias de comunicação digital e de social media.

O objetivo principal deste estudo pretendia perceber como as empresas têm progredido ao nível da comunicação, numa era em que as redes sociais têm um papel decisivo como veículo de promoção e comunicações junto dos consumidores. Grande parte desta empresas já têm nas suas estrutura a geração millennials.

“A geração Millennial quer mais das empresas do que aquilo que tem sido dado nos últimos 50, 20, ou mesmo 10 anos. Esta geração está a enviar um sinal muito forte aos líderes mundiais de que a gestão das suas empresas e negócios deve ser feita com um propósito. A procura por esta nova, e melhor, forma de operar no século XXI começa pela redefinição das lideranças”, sublinha Barry Salzberg.

Há empresas a recrutar já millennials para conseguirem estar onde está toda a geração de millennials, porque só assim consegue perceber a exigência deste público e reposicionar a empresa através dos novos meios de comunicação digital.

Este estudo concluiu que só 50% das empresas possuem um departamento dedicado à comunicação digital e, mais de metade, 77%, recorre a consultoria externa. As empresas que possuem a sua própria equipa de comunicação digital, 85%, depende do departamento de marketing e de comunicação.

Em plena era da revolução digital, ainda há uma grande parte das empresas que tentam introduzir a importância da sua comunicação com os clientes através de meios digitais, mas alguma dificuldade ao nível da gestão de topo e no receio da exposição da marca, travam este processo. A falta de transparência e uma “Gestão Cartesiana” muito enraizada ainda na teoria de Fredrick Taylor, que ainda impera nas organizações, muito hierarquizadas e com uma estratégias top down com muitas regras, sem envolver as pessoas, pode ser uma das causas.

Das empresas com maior relevância, 7%, apresentam uma comunicação digital já eficaz, ou seja a comunicação digital já faz parte da estratégia e do negócio e obtém resultados tangíveis. Mas são estas que apresentam uma gestão mais partilhada e menos hierarquizada, em pirâmide.  A geração Millennials quer fazer parte da organização e da estratégia das empresas.

Cerca de 11% das empresas estudadas encontram-se na etapa da aprendizagem, mas ainda não apostaram na comunicação digital, e 12% estão já a dar os primeiros passos para lançar a estratégia de comunicação digital.

Apenas 20% das empresas estão agora a dar os primeiros passos neste mundo digital das redes sociais com planos de social media elaborados e a fazer parte da estratégia da empresa.

O estudo leva-nos à conclusão que a parte das empresas que já possuem uma estratégia de comunicação, já entrou na fase de fidelização, cerca de 28%, já estão ligadas com os clientes ao  nível dos meios digitais.

Dos aspetos digitais que reúnem menor percentagem cerca de 31%, são as aplicações móveis. A criação de um local digital onde a empresa se pode relacionar com os seus clientes é apontada por 65% das empresas como a maior conquista da estratégia digital. – a empresa a querer impor o  meio e o canal ao cliente. A maioria não percebe que só existe porque existem clientes. Os consumidores estão, onde lhes apetece e consomem onde se encontram. Quem não aparece esquece! Aconselho a leitura do artigo sobre a estratégia digital e de social media do ASB Bank.

Fica a promessa… O orçamento das empresas, dedicado no futuro às estratégias de comunicação online, mais de 51% das empresas afirmam que este será mais alargado. Vamos esperar para ver… Mas para curiosidade, o estudo apurou que ainda 5,2% das empresas não irão dedicar qualquer verba para uma estratégia de comunicação digital…

Impõe-se uma pergunta, será que ainda estão vivas?

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *