Tecnologia

WWDC: As Novidades Apresentadas Pela Apple

9 Jun , 2015   Gallery

Entre muitas novidades destacaram-se o novo OS X El Capitan e o iOS 9.

Como já é habitual a conferência para programadores organizada pela Apple traz sempre novidades. Como é de esperar, visto ser uma conferência de programadores, estas novidades estão relacionadas com software. Este ano a gigante de Cupertino apresentou as novas versões dos seus sistemas operativos e a mais recente aposta, a Apple Music.

 

Conheça o OS X El Capitan

A nova versão do sistema operativo para computadores da Apple é idêntica à versão anterior, trazendo algumas melhorias e novidades. Agora, no Safari, é possível fazer pin de separadores importantes para o utilizador e identificar rapidamente quais são os separadores que estão a emitir som e fazer mute aos mesmos sem precisar de os abrir. A aplicação de notas e o Mission Control também receberam algumas alterações.

Para além disso, o Spotlight foi atualizado e, agora, reconhece “linguagem natural”, ou seja, podemos escrever coisas como “Documento no qual trabalhei a semana passada” e o Spotlight apresenta todos os documentos editados na semana anterior.

Em termos de performance, as aplicações são até 1.4x mais rápidas no OS X El Capitan, a mudança entre aplicações é 2x mais rápida e a abertura de PDFs é 4x mais rápida.

O novo OS X está disponível a partir de hoje para programadores, a partir de Julho na versão Beta e no Outono para o público.

 

Conheça o iOS 9

Muitas foram as novidades apresentadas sobre o iOS 9 mas infelizmente só algumas são para Portugal, uma vez que grande parte das novidades introduzidas apenas abrangem os Estados Unidos, Reino Unido, Japão e China.

A primeira grande novidade é o novo Spotlight. A nova central de pesquisa no ecrã principal é uma das novidades mais visíveis. Tal como no Mac, o Spotlight no iOS vai permitir ao utilizador pesquisar e aceder a informação de forma rápida e eficaz.

Também como no Mac, a aplicação de Notas sofreu alterações tais como a possibilidade de inserir imagens, listas de tarefas e até mesmo desenhos.

No iPad agora é possível fazer várias tarefas em simultâneo, sendo possível dividir o ecrã em 2 e usar 2 aplicações ao mesmo tempo. Outra novidade, também associada a multitarefas, é o modo picture-in-picture que permite ao utilizador navegar por outras aplicações enquanto vê um vídeo de uma aplicação especifica. Esse vídeo pode ser movido para onde o utilizador quiser.

 

O iOS 9 é ainda mais eficiente e mais leve para os dispositivos. O novo iOS requer apenas 1.8GB de espaço livre para ser instalado e terá ainda um “low power mode” que pode ser ativado e permitirá aumentar a duração da bateria até mais 3 horas.

A versão final será disponibilizada para o público geral no Outono deste ano e será compatível com iPhone 4S ou superior e iPad 2 e superior.

 

Conheça o Apple Music

O Apple Music terá um preço de 9,99$ por mês para utilizadores individuais, ou 14,99$ para uma família de até 6 pessoas nos Estados Unidos, não existindo ainda preços para Portugal.

Este serviço da Apple funciona como uma junção do Spotify com um Facebook para artistas. É possível ficar a par das novidades dos nossos cantores preferidos assim como ouvir todas as músicas que desejarmos.

A grande diferença do Apple Music face à competição é a radio. A Apple tem uma estação de radio a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana a passar “apenas a melhor música”. Será suficiente para derrubar a concorrência? Vamos esperar para ver.

 

 

Estudante de Engenharia Informática, co-fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, auto-didata em tecnologia da inovação, social media e gestão das tecnologias da informação. Fundador da uBlippy, rede social familiar, 4.º lugar da VLAbs 2014.

, , , , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *