Social Media

Os Social Media e a Importância da Confiança

5 Jul , 2015  

Os benefícios oferecidos pelas redes sociais a todas as pequenas e grandes empresas que pretendem iniciar-se em social media têm sido aqui sistematicamente tratados aqui e nos eBook’s Pensar Social e Toolkit de Social Media Marketing, editados pelo mediassociais.

Os Social Media oferecem a possibilidade de competir-se na comunicação com outras empresas que de outra forma não podia acontecer, por isso é uma lufada de ar fresco para os pequenos negócios que não têm acesso a recursos sofisticados de marketing e comunicação como as grandes empresas.

Os novos meios de comunicação oferecem benefícios, mas exigem uma grande dinamização das várias redes e interação com os utilizadores, sem nunca se desviarem do seu público alvo, apesar de sabermos que atingimos públicos que nunca pensávamos atingir. Muitos utilizadores parecem ignorar as marcas quando estas desvirtuam a verdadeira noção de social media, ou seja a criação de conteúdo em rede, unilateral e constante com os utilizadores e clientes que estão online. Os social media são conversa, semântica e relacionamentos com os utilizadores. As relações são bidirecionais e não unilaterais como nos media tradicionais e nas campanhas offline.

…O nosso almoço pode ser partilhado na página do nosso restaurantes. O nosso almoço pode ser partilhado com os nossos amigos com a identificação do restaurante que está em social media. Um restaurante pode estar no instagram, no foursquare, no Facebook e na Pinterest…

As relações podem encontrar-se a qualquer momento, mas em muitos casos, a relação entre os profissionais é criado baseado na imagem do profissional que se criou nas redes sociais. A reputação, estreita os conhecimentos e as relações e, a grande distancia que separa os utilizadores não é uma barreira à comunicação. A reputação deve ser um objetivo, uma meta a atingir. Não se deve mentir online. Se publicamos que estamos de férias, numa praia paradisíaca, as nossas relações não podem ser frustradas ao verem-nos numa esplanada de qualquer cidade. Este é o fundamento do social media.

O nosso público precisa de saber que vamos responder a pensar neles, devemos ser sinceros e diretos. O nosso projecto terá sucesso se formos dignos da confiança que os fãs depositaram em nós.

Para estar em social media deve-se ser honesto, como nós mesmos. Há uma relação de proximidade com a nossa vida real. Os relacionamentos não devem ser baseados em mentiras sobre a nossa capacidade, sobre o nosso conhecimento, sobre a nossa vida…a confiança demora muitos anos a conquistar e pode perder-se num ápice. É difícil conquistar a confiança de quem se traiu. A confiança é a base de qualquer relação.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *