Social Media

A Importância do Tempo em Social Media

9 Ago , 2015  

Em Social Media há o poder de valorizar ou destruir uma ideia a qualquer momento, quando menos se espera. O Tempo é um bem muito escasso. E quem demora muito tempo perde. O perdão é coisa que não existe.  Os utilizadores não são bons com quem não está com total transparência nas redes sociais.

Um dos problemas das empresas em social media é pensar no produto ou na marca como sua e esquecer-se do consumidor, do utilizador. As ideias, os produtos não são para a empresa, mas sim para o consumidor. O tempo é determinante para agir.

Os marketeers e as empresas devem olhar na posição do cliente e perguntarem-se: – Se eu fosse um cliente que utilidade tinha esta mensagem? O marketeer tem de se vestir de consumidor e antecipar os erros que pode ter cometido como empresa.

O optimismo, a confiança e a criatividade, leva-nos muitas vezes a esquecer o consumidor.

Porquê, em vez de benchmarking repetitivo, não estudar o consumidor em pesquisas de mercado, antecipar tendências, efectuar pesquisa por observação? Porquê não visitar lojas, porquê não observar? O Marketeer deve escutar e observar muito!

Muitas vezes, este “fechar de porta” ao consumidor/cliente, traduz-se numa cegueira e numa ilusão de confiança que pode ser fatal para a marca. 

Esquecemo-nos sistematicamente que somos incompetentes sem ter consciência disso! 

Em 1871 Charles Darwin dizia que “a ignorância gera mais confiança do que o conhecimento”. Em Social Media, o conteúdo é muito importante, mas o tempo assume um papel fundamental. Ideias extraordinárias apenas são bem sucedidas se apresentadas na hora certa e bem segmentadas.

A ação tem que ser rápida, oportunista e no momento certo. Em social media estamos em real time. Precisamos de estar atentos para não perder o momento certo para lançar a ação de Social Media.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *