Tecnologia

iOS 9: Disponível amanhã, 16 de setembro

15 Set , 2015   Gallery

A grande novidade da semana passada, para além dos lançamentos do iPhone 6s, Iphone 6s Plus, Apple TV, iPad Pro, Apple Music e Watch e melhoria significativa do Siri e da sua integração, foi sem sombra para dúvidas conhecer-se a data da atualização do sistema iOS9. O MEDIASSOCIAIS passa a pente fino todas as novidades que o sistema nos vai dar. Melhor rentabilização de bateria, de espaço, de interface, melhorias que nos querem fazerem crer ter nas mãos um iPhone novo. Conheça agora as novidades ao pormenor.

Dispositivos compatíveis com o iOS 9

A Apple não excluiu nenhum dispositivo actualmente com o iOS 8. Todos os dispositivos com iOS 8 vão ter acesso à instalção do iOS 9. iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6 e iPhone 6 Plus, iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4) e iPad Air, iPad mini (todos) e iPod touch de 5ª geração.

Naturalmente para se conseguir implementar o iOS 9 nos dispositivos antigos, a Apple foi obrigada a inibir algumas funções disponíveis nos dispositivos mais recentes, muito devido à necessidade de memória RAM que os dispositivos mais recente possuem.

Data de lançamento oficial

A partir de 16 de setembro podemos começar atualizar. O iOS 9 está disponível em todo o mundo. Vamos aqui relembrar todos os pormenores que estão próximos a chegar.

O que mudou?

O iOS 9 desta vez não nos traz mudanças radicais nem novidades revolucionárias. Desta vez a empresa resolveu focar-se em melhorias do sistema e aumentar a estabilidade dos dispositivos. Mas as melhorias são significativas e muito positivas para quem se preocupa com pormenores de armazenamento de memória e questões de bateria.

Interface

A interface (a imagem) continua basicamente a mesma introduzida no iOS 7, mas com algumas mudanças. A fonte muda para San Francisco, a mesma criada para o Watch, que vai permitir uma melhor leitura, especialmente nos textos com letras pequenas.

O visual do Siri também mudou um pouco, com as ondas vocais mais coloridas, como no Watch.

Algumas opções diferentes nos botões também são novidade. No aplicativo Fotos surge a opção de recorte de fotografia com a informação rotativa da imagem.

Já conheces o Robin?

Buscas (Search)

O Spotlight deixa de se chamar assim e passa apenas para Pesquisa ou Search e vai incluir mais funcionalidades. Os contactos no topo são sugerido pela Siri de acordo com os hábitos dos utilizador. Vamos ter uma seleção da notícia do dia, de lugares próximos para visitar. A pesquisa pode ser feita ao puxar o ecrã para baixo ou ao arrastar-se o ecrã para a direita.

Multitarefa melhorada no iPad

Slide Over: ao usar uma aplicação, será possível abrir outra temporariamente numa parte do ecrã que se abre de forma parecida com o painel da Central de Controle. Ao ser fechada, o aplicativo anterior continua ali. Não funcionará no iPad 2 nem no iPad mini 1.

Split View: permite usar duas aplicações ao mesmo tempo, com o ecrã dividido. Por depender de bastante memória RAM, só estará disponível no iPad Air 2.

Notas

Uma das novidades mais interessantes do novo sistema será na aplicação Notas, que passa a ter novas funcionalidades, como desenhos e notas manuscritas. Pode-se também incluir diversos arquivos nas notas, como links, mapas, documentos e muito mais. Esta App começa a ter uma funcionalidade muito parecida com a evernote.

Siri proactiva

A Siri usa informações do dia-a-dia para decidir o que podemos fazer sem nos termos de preocupar com isso. Regista eventos e convites que podemos vir a receber por e-mail. Se por exemplo tiver um compromisso num determinado lugar , a Siri vai alertá-lo para o compromisso para chegar a tempo, baseado no trânsito e na distância a que o utilizador de encontra.

Se alguem lhe ligar de um número desconhecido, mas se esse numero existir no corpo de algum e-mail, a Siri é capaz de o reconhecer e  sugere o nome de quem está ligar.

Bateria – a preocupação da maioria dos utilizadores de Smartphones

O iPhone tem um novo botão, “Pouca Energia”, que quando se activa limita algumas funções do sistema, como o download automático de emails, atualizações em segundo plano, movimento e brilho, além de diminuição da velocidade de conexão de dados. A  Apple aifrma que se pode aumentar a autonomia da bateria em 4 horas.

Quando este modo está ativado, o símbolo da bateria fica amarelo. Esta função estará disponível apenas no iPhone.

O utilizador pode também saber que aplicação gastou mais bateria em Geral/utilização/bateria.

Teclado do iPad

A Apple melhora a produtividade no iPad e por isso incluiu melhorias. O teclado ganha atalhos de fácil acesso para funções como copiar, colar, negrito, itálico, etc. Letras maiúsculas e minúsculas aparecem no teclado e este mostra quando o Shift está ou não ativado. Pode-se manter os ajustes como estão actualmente.

Para selecionar textos, com o iOS 9 será possível fazer isso através de gestos multitoque, com dois dedos sobre o teclado (como se ele fosse um trackpad). Funcionará no teclado do iPhone apartir do 5.

iCloud Drive

A iCloud Drive surge como aplicação própria para gerir documentos.  Mas a aplicação não fica visível por padrão, podendo ser ativada nas definições.

Anexos em emails

A Apple vai permitir anexar qualquer arquivo num email! Não ficaremos limitados a 5 anexos. Para esta solução surge a iCloud Drive  que permitirá o acesso a outra aplicação instalada como Dropbox, Box, etc.

Segurança

No iOS 9, a senha do dispositivo será de 6 dígitos, e não mais de 4 dígitos. A intenção é dificultar o acesso a estranhos em caso de roubo. Mas quem quiser continuar com a senha de 4 dígitos, terá esta opção disponível.

CarPlay sem fio

É  possível conectar os dispositivos por Bluetooth a carros lançados com o sistema CarPlay futuramente.

Passbook Acaba

O Passbook deixou de existir e deu lugar ao chamado Wallet, que aceitará também cartões de vinculação de lojas para serem usados pelo Apple Pay.

Quiosque

A Aplicação Quiosque transforma-se numa pasta normal. As revistas e os jornais podem ser colocados em qualquer sitio.

Mapas

A Aplicação Mapas terá os horário de transportes públicos e sugestões de lugares próximos .

Botão lateral do iPhone

A Apple tirou o botão lateral no iPad Air 2, mas agora permitirá que ele seja usado no iPhone. Poderemos configurar se queremos o botão do iPhone para silenciar o dispositivo ou anular a rotação do ecrã.

Mais registros de Saúde

O sexo feminino vai poder registar o período da ovulação e até a actividade sexual. A percentagem da Massa Corporal, Qualidade do Muco Cervical e Resultados de Testes de Ovulação.

Atualizações; Dificuldades por falta de espaço

A Apple promete  atualizações com menor espaço. Isto satisfaz quem tem dispositivos com pouca capacidade.

Notificações unificadas

No iOS 9, as notificações do dia-a-dia da Central de Notificações não serão mais divididas por aplicações. Podem-se apagar apenas num único botão.

No iPad as notificações ficam separadas por duas colunas.

Atalho para voltar ao app

No iOS 9, quando abrir uma aplicação através de uma notificação, existe um atalho no canto superior do ecrã para voltar ao ecrã anterior.

Pré-visualização de impressão

Ao mandar imprimir um documento do iOS temos acesso à visualização da impressão.  O que não existia nas versões anteriores.

Plug-ins de áudio

O iOS 9 permite o uso de plug-ins de áudio, do mesmo tipo usado nos programas de áudio do computador.

Será possível adicionar instrumentos virtuais no GarageBand ou ferramentas de filtro e distorção.

Seleção de fotos

Selecionar um grupo de fotos tornou-se mais fácil. No iOS 9 basta passar com o dedo pelo número das fotos a seleccionar. Anulada a necessidade de seleção individual.

Senhas em sites

Com o iOS 9, a gestão das senhas do iCloud melhorou. Ao aceder a um site, você poderá selecionar todas as passes gravadas e não apenas aquelas relacionadas ao site.

Senhas mais protegidas

Senhas de sites do Safari, será necessário usar o Touch ID em dispositivos que possuam o sensor de digitais para aceder a essas senhas.

 Apps nativas

Encontrar Meu iPhone e a App Amigos surgem como aplicações do sistema, não precisa de instalá-las.

Fotos dos contatos no iMessage do iPhone 6

Na lista de mensagens, os utilizadores do iPhone 6 Plus sempre conseguiram visualizar fotos dos contatos. No iOS 9, quem tem um iPhone 6 também pode ter esta opção.

Widget de bateria

Será possivel ver na central de notificações a percentagem da bateria do seu Apple Wacth.

Widget do Procurar Meus Amigos na central de notificações

Pode ter acesso à localização dos seus amigos registados na Aplicação Amigos diretamente na central de notificações. Não precisa de entrar na App.

Resolução dos vídeos

Agora pode configuar resolução dos vídeos nas filmagens com o iPhone. Nem sempre se precisa da qualidade total. Resolução total é sinónimo de maior espaço ocupado.

Será possível assistir a um vídeo enquanto se trabalha no sistema, através da função picture-in-picture. A imagem fica no canto do ecrã, podendo ser movida de canto para canto como acontece com a imagem menor no Facetime. Não estará disponível no iPad 2 nem no iPad mini 1.

App Saúde

Os gráficos da aplicação Saúde podem ser vistos na horizontal.

Procura em sites

Você sabe como procurar palavras de um site no Safari? Agora existe uma função na opção de partilha para procurar palavras e expressões.

Envie as fotos que quiser por email

Estávamos limitados a 5 fotos por email. Agora não. Agora pode enviar várias, por exemplo 28, de uma só vez.

Mail Drop para arquivos grandes

O arquivo poderá conter até 5GB, não ocupará espaço na iCloud e ficará disponível para download durante 30 dias. Os anexos na iCloud, podem atingir como  limite máximo 1TB.

Anotações em anexos de email

Quando receber um PDF ou imagem por email, terá a opção de fazer marcações, como rubricar e devolvê-lo para o remetente. Em Marcar/Responder.

Personalização do Assistive Touch

No iOS 9, é possível aumentar para 8 botões no ecrã.

Libertação de Espaço

Se lhe faltar espaço para instalar uma atualização, o sistema vai perguntar se pode apagar algumas aplicações que ultiliza menos. Serão reinstaladas automaticamente.

É já no dia 16 de setembro.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *