Facebook

Social Media

Facebook: Tem Tantos Amigos como na Vida Real?

30 Jan , 2016  

Um estudo recente revela que em média, só pode contar com quatro dos seus amigos no Facebook. O estudo é da universidade de Oxford, que tenta desvendar se as pessoas que têm muitos amigos no Facebook também têm muitos amigos na vida real.

Segundo Dunbar, professor de psicologia evolutiva em Oxford, há muito pouca correlação entre ter amigos nas redes sociais e ser capaz de falar regularmente ou contar com eles. Cada vez mais nos relacionamos com “amigos” que não são amigos.

O estudo foi realizado em pessoas que tinham em média cerca de 150 amigos na rede social. Apenas 14 seriam capazes de exprimir simpatia caso algo corresse mal, indicaram os inquiridos. E o jornal The Independent revela que, 27% das amizades no Facebook são “genuínas” pelos participantes na investigação.

A pesquisa anterior de Dunbar também concluiu que o nosso círculo mais próximo de amigos apenas tem cinco pessoas.  Segundo o estudo, este número assemelha-seá forma como as amizades funcionam na vida real. Dunber sustenta que os seres humanos só consegue manter amizades estáveis com cerca de 150 pessoas. Este será o limite cognitivo estipulados pelo cérebro.

Num novo estudo, Robin Dunbar recorre a dois estudos realizados em 2015 no Reino Unido, em que 3375 pessoas entre os 18 e os 65 anos de idade foram inquiridas; conclusão: “Há um constrangimento cognitivo quanto ao tamanho das redes sociais que até mesmo as vantagens da comunicação dos media online são incapazes de superar.”

Em termos práticos o que o estudo revelou, pode reflectir o facto que as relações reais (como opostas às casuais) requerem interacção cara-a-cara pelo menos ocasional para que sejam mantidas. Afinal como sabemos “há uma ligação entre o tempo investido numa relação e a sua qualidade”. Não nos podemos esquecer a necessidade de proximidade emocional.

Também se conclui que não é certo que quem tem mais amigos no Facebook tenha um maior grupo de amigos.

Os inquiridos que tinham uma grande rede de amizades no Facebook, não indicavam no estudo um número maior de amizades reais, mas continuam a adicionar mais relações indefinidas ao seu círculo de amigos.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *