Social Media

Como Podemos Estar em Social Media Sem uma Estratégia?

26 Mar , 2016  

As empresas têm uma tendência para não medir os riscos do social media. Entrar nas redes sociais não é fácil. Mesmo que a sua empresa esteja a dar o primeiros passos em social media, deve-se lembrar que a qualquer momento algo pode correr mal. O sucesso da marca pode estar em causa, quando menos se espera. Os erros podem ser irreparáveis. Como podemos estar em social media sem uma estratégia?

Antes de começar, deve ter em conta aspectos básicos e essenciais para projectar uma estratégia a seguir em social media. A empresa que melhor interagir com o os seus clientes e que consiga melhor gerir as diversas redes, mais resultados terá num futuro próximo.

As emoções são um elemento cada vez mais importante na estratégia das empresas. As compras, os hábitos e os interesses dos consumidores levaram as empresas a analisar melhor o comportamento dos clientes e a tornar a marca mais activa.

Os consumidores, nos tempos que correm, querem relações muito mais estreitas com as marcas e muito mais próximas. As marcas têm de ser mais transparentes com o mercado do millennials, o que leva a um posicionamento mais complicado face aos meios que estão ao dispor desta geração.

Com a customização e os serviços cada vez mais uma “commodities” e uma vez que a concorrência é maior, a relação entre marcas e consumidores é cada vez mais efémera e os utilizadores esperam cada vez mais dos produtos e serviços.

Se não tiver um departamento dedicado e profissionalizado na gestão das redes, capaz de implementar acções e estratégias, deve ponderar seriamente se deve entrar. Toda a organização deve estar envolvida. Não é possível implementar uma estratégia sem um modelo de governação definido. Deve-se ponderar se deve colocar uma ou duas pessoas no início, ou deve delegar essa tarefa com uma visão de longo prazo.

Quando estamos em social media, devemos pensar a longo prazo. A porta que se abre no início jamais se fechará.

Há que ter em conta que um mau projecto de social media pode ter um impacto desastroso na reputação da marca. As nossas acções, podem influenciar a imagem da nossa marca.

Quem está em social media deve pensar nas redes sociais como um canal de serviço disponível para o cliente. É mais um posto de venda ao serviço do cliente e até uma receção para outras empresas que queiram ter relações com a empresa. As redes sociais possibilitam sinergias, alianças e parcerias que de outra forma, eram impossíveis.

É muito importante uma estratégia

As tácticas devem ser definidas como objectivos ou ações que utilizamos para chegar ao um fim, enquanto as estratégias são definidas com base num plano para alcançar resultados no longo prazo. Os resultados atingem-se depois de implementarmos um conjunto de táticas planeadas e coordenadas de acordo com a estratégias definida no plano de social media.

Onde Enquadrar o Projeto de Social Media?

A maioria dos empresários tratam as redes sociais como um canal secundário, sem importância, onde se está, por que o seu concorrente também anda por lá… Muitas vezes confiam-se estes projecto a uma ou duas pessoas que não têm nada a ver com o projecto nem com o modelo que se pensou como canal de prestação de serviço ou comercial de apoio ao cliente.

Leia também: Tendências que estão o consumo e comportamento das marcas; Quais Millennials? Os nativos digitais vêm aí? e construir um Plano de Social Media!

Esta não é a melhor forma de tirar o máximo retorno do investimento. Uma empresa, no seu plano de social media deve determinar o ROI – Retorno do Investimento.

Quando falamos em social media, falamos na integração das redes sociais definidas no projecto de comunicação de social media.

Há um valor especial que podemos tirar das redes sociais que definimos para o nosso projecto e para os nossos utilizadores. É na interação com os nossos clientes, que estão online, que ganhamos a capacidade de agir através dos vários canais de social media.

A estratégia possibilita posicionar ou reposicionar a marca, gerar tráfego, alcançar objectivos de interação com a marca e alcançar vitalidade. Tudo isto pode ser  medido. Por isso, penso que a estratégia de social media deve ser usada e desenvolvida sobre orientação da estratégia de marketing da empresa e dentro do seu departamento de marketing.

Social Media é Semântica

As forma como as empresas usam as redes sociais deve ser completamente diferente da estratégia usada na publicidade tradicional.

Lembre-se que uma campanha publicitária tradicional não interage com o público nem dá liberdade aos cliente de se pronunciar. Em social media isso não acontece. Os utilizadores comentam, interagem entre si, criticam. Na publicidade a comunicação é unidireccional. Por outro lado, as redes sociais implicam uma conversação bidirecional e um diálogo constante com os utilizadores. Com as redes sociais as empresas conseguem medir o grau de participação dos clientes com a empresa, sentir as experiências vividas e ficar a saber como a marca é percebida no seu dia-a-dia.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *