Marketing,Marketing Digital

6 Maiores Desafios do Marketing para 2016

22 Mai , 2016  

Seis desafios tiveram na discussão entre os maiores  influenciadores do marketing e publicidade no recente 24 Hour Global Conversations. Este evento, organizado pela Marketing Society realizou-se com a cobertura da Bloomberg Media. Os 6 maiores desafios do Marketing para 2016. Já os conhece?

Constantes transformações digitais trazem mudanças que não acabam

As pessoas que trabalham com marketing já começaram a perceber que o mundo digital traz mudanças que nunca mais acabam. A “Uber é a maior companhia de carros do mundo, mas não é dona de nenhum carro. A Amazon é a maior empresa de vendas online do mundo, mas não possui nenhuma loja”.  Será que alguém pensa que pode parar esta mudança na forma de fazer negócios com qualidade?

O mundo digital já existe e nele reside o seu próximo passo, como referiu Alisson Orsi, responsável da marketing e comunicação da IBM do Reino Unido.

As Empresa começam a ter uma obsessão pela geração Millennials

Não existe nenhum método cientifico para medi-lo, mas a geração millennials tornou-se uma moda e uma obsessão para centenas e milhares de análises, estudos e livros publicados em todo o mundo. É uma expressão que tem gerado buscas elevadas no motor de busca Google.

Esta geração Millennial está agora com 30 anos. São os críticos das organizações, que não concordam que estas estejam mais focadas na sua própria agenda do que em ajudar a melhorar a sociedade. Esta geração é desligada, liga mais à felicidade do que ao dinheiro e esforça-se mais do que qualquer geração para conseguir o que quer. Esta geração, na sua maioria, é mais barata e mais produtiva, mais eficaz e mais eficiente.

A importância da segurança online

A pirataria informática têm potencial crescente de trazer grandes prejuízos aos negócios. Uma atenção crescida deve ser dada aos potenciais roubos de dados e informações sigilosas de clientes. Esta falha pode destruir a reputação de uma marcas.

As empresas que já estão no digital começam agora a trabalhar na experiência individual do cliente.  O cliente que compra online tem sentimentos e emoções e as empresas precisam de saber e resolver os problemas e obstáculos duma venda que muitas vezes o irrita.

A economia colaborativa

Empresas estão cada vez mais interconectadas, tanto os seus colaboradores como no ecossistema entre outras empresas. Um trabalho multi disciplinar será a norma.  A maioria já percebeu que o trabalho não pode ser algo isolado. As parcerias são soluções de mercado para a maioria das empresas.  “pensar primeiro em trabalhar com outras pessoas em vez de resolver tudo sozinho.” Steve Walker

Consumidor no centro

O consumidor é a chave. O caminho das marcas é simplificar ao máximo a sua experiência. Entregar isso ao cliente é uma vantagem competitiva. O trabalho do Marketing deve ser criar experiências simples, invisíveis, intuitivas. O desafio é como antecipar o que o consumidor precisa antes mesmo dele pedir um produto ou serviço.

A procura de talentos

A necessidade de empregar a pessoa certa. A tarefa principal para o marketeer é contratar as pessoas certas e como mantê-las nas organizações.

Leia também: As tendências que estão a mudar o comportamento e o consumo; Os millennials? Os nativos digitais vêm aí!

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *