Social Media

Há Horários Para as Redes Sociais?

6 Nov , 2016  

A comunicação 2.0 está cada vez mais enraizada nos novos formatos e canais digitais que acompanharam as alterações no comportamento de compra e consumo verificados na generalidade dos mercados. Há horas para as redes sociais? A que horas devo partilhar conteúdo?

Esta nova geração de ferramentas de comunicação está cada vez mais interativa e participativa e é feita com a intervenção do consumidor final.

Conhecer o nosso consumidor final torna-se cada vez mais importante para sabermos que redes sociais devemos escolher para o plano de social media. Estar nas redes sociais é estar cada vez mais próximo dos destinatários e preferencialmente do momento do consumo. A internet não possui os constrangimentos dos meios tradicionais, visto que tende a estar permanentemente, 24 horas por dia, junto dos destinatários através do smartphone, tablet ou novos wearables.

Como é natural, nem todas as marcas ainda tomaram conta deste mercado, nem todos os públicos estão interessados neste tipo de intervenção, da mesma forma que nem todos os segmentos se interessam por dialogar com as marcas. Mas o aspeto mais importante é sabermos que existem segmentos de público que estão dispostos a fazê-lo, algo que seria impossível há uns sete anos atrás.

As marcas têm de se adaptar rapidamente a esta realidade, no caso das comunidades de marca ou no caso mais específico das “marcas tribais”, cujos membros são mais que consumidores, são verdadeiros e fervorosos fãs, embaixadores da própria marca.

As melhores redes sociais

Neste momento, as marcas antes de delinearem uma estratégia de social media e de começarem com o seu plano, devem pensar:

  • No seu público alvo;
  • Que redes sociais utilizam;
  • Como interagem;
  • Que conteúdo consomem;
  • A que horas partilham e interagem?

As redes sociais mais utilizadas e que nenhuma marca deve esquecer duma possível inserção no seu plano de social media são:

  • Facebook com intuito de uma estratégia B2C (business to consumer) será “empresa para consumidor”, C2C (consumer to consumer) será “consumidor para consumidor” através da partilha entre utilizadores;
  • Linkedin e Twitter B2B será a empresa com empresas fornecedoras e B2C com consumidores e futuros colaboradores;
  • Instagram estratégia B2C a Rede Social em que o conteúdo através da imagem, é rei. A rede social Pinterest é algo inspiradora e repleta de público feminino.
  • Snapchat estratégia B2C e C2C a Rede Social de segmento jovem numa faixa etária entre os 13 aos 25 anos. O Snapchat é uma das Apps mobile mais populares, principalmente entre o segmento muito jovem (faixa etária: 13-25 anos). É obrigatória a presença de marcas para jovens. Partilha-se o canal da empresa através do vídeo e fotografia.
  • Google Plus: É importante como estratégia de SEO, ou seja a optimização do nome da marca nos motores de busca.

A Que Horas Publicar

Cada rede social tem a sua cultura e o seu público alvo, com seus padrões de comportamento. Ao compreender-se essas redes sociais podemos publicar conteúdo no melhor momento para alcançar o maior número de utilizadores.

Embora não existam regras universais para a diversidade de negócios e públicos alvos, deve usar-se três regras básicas no seu Plano de Social Media:

  1. Planear uma tabela de horários para as redes sociais;
  2. Deve analisar os indicadores de envolvimento e interação dos utilizadores com a marca;
  3. Repetir o processo para os melhores horários e estar disponível para alterar, quando necessário.

Horários nobres das principais Redes Sociais

  • Facebook: das 13 horas à 17 horas( em dias de semana é o horário com mais número de cliques. O horário de pico é às 15 horas e principalmente às quartas feiras. Não se esqueça de analisar o horário mais activo do seu público alvo na sua página de empresa;
  • Linkedin: Antes ou depois do horário comercial, sendo o melhor horário entre as 17 horas e as 18 horas de terça a quinta-feira. terças-feiras e quintas são os dias em que as redes sociais têm mais tráfego de negócios;
  • Twitter: Das 13 às 15 horas e de segunda à quinta-feira. Tweets curtos geram mais interação. Importante a imagem;
  • Instagram: Das 17 às 18 horas em dias úteis e das 13 às 18 horas no sábado e domingo;
  • Pinterest: Das 14 às 16 horas e das 20 às 23 horas em dias úteis, nos fins de semana é melhor. O tráfego aumenta após as 12 horas;
  • Snapchat: Aqui o canal dura 24 horas. Vá acrescentando ao seu canal e à história um vídeo uma fotos ao longo do dia e não se esqueça na noite, porque os jovens estão lá à sua espera;
  • Google Plus: Das 9 às 11 horas. o Horário de pico é quarta-feira, às 9 horas.

Evite as horas mortas das redes sociais e muito sucesso! Se quiser partilhar a sua experiência, deixe o seu comentário.

Notas importantes: 

Business-to-business, é a expressão identificada pela sigla B2B, é a denominação do comércio estabelecido entre empresas. Associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transações comerciais.

Business-to-consumer, B2C, também business-to-customer, é o comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.

Consumer-to-consumer (C2C) é uma referência ao comércio eletrónico que se desenvolve entre utilizadores, pessoas físicas da Internet. Atualmente considera-se a “terceira onda” do comércio eletrónico. Neste caso, diferente do comércio entre empresas e empresa e consumidor, o comércio de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, caracterizando o modelo de comércio chamado de “Um para Um”.

Fundador do Blogue MediasSociais – a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook’s Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

, , ,


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *