Edição de e-Books

Com estes e-Books pretende-se demonstrar a importância da adoção dos Social Media Network como meio de comunicação, a acrescentar aos existentes, para os gestores de marketing. O e-Book Pensar Social Media foi lançado no dia 7 de Maio, no aniversário do mediassociais e tem o prefácio de Nuno Machado Lopes.

A minha proposta de valor baseia-se na implementação de uma nova forma de comunicação nesta nova era civilizacional para as empresas e negócios. Numa era dominada por questões económico-financeiras, o objectivo do Marketing 1.0 e 2.0 continua a ser a escolha do segmento alvo, a definição do posicionamento e dos 4 P’s e a construção de uma marca sempre a pensar no produto.

Contudo, as mudanças na primeira década do novo milénio, no âmbito empresarial, a recessão, as preocupações ambientais, os novos media sociais, a valorização do consumidor, a tecnologia, os valores da ética e da responsabilidade social proporcionar-nos-ão criar uma viragem importante na acção do Marketing.

Surgem os 7ps e também Kotler transforma os Ps em Cs do comprador ou cliente. O marketing vira-se agora para o cliente, o produto transforma-se em valor para o cliente ou utilizador, o preço transforma-se em Custo para o Cliente, a Distribuição torna-se uma conveniência e a Promoção transforma-se em Comunicação, ou seja, a era da semântica ou a Web 3.0.

Nesta era, o consumidor deixou de ser passivo e é movido por valores cada vez mais fortes. O consumidor procura, nos dias de hoje, soluções tendo por base as suas ansiedades e o desejo de tornar o mundo globalizado num lugar melhor. O consumidor começa a ser interventivo e a criar as suas próprias redes, a escolher as suas marcas nas palmas da sua mão, através da Net Mobile, onde também gere as redes sociais.

Agradeço todas as interações, o feed-back dado ao longo deste tempo, aos leitores, que são cada vez mais. Obrigado.
Jorge Manuel Braz